A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Araçatuba deve iniciar no dia 15 de agosto a cobrança de multa por infrações de trânsito flagradas pelas 7 câmeras instaladas em semáforos considerados problemáticos pelo grande número de irregularidades cometidas nestes locais.
Até o dia 15 de agosto, os condutores que forem surpreendidos ao infringir as leis de trânsito nestes pontos irão continuar recebendo apenas “notificações educativas”.
A informação é do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Osny Caldeira. Ele explica que, por enquanto, os condutores que cometerem infrações irão ser notificados e avisados das irregularidades, mas não serão autuados.
As câmeras de fiscalização do trânsito passaram a ser monitoradas em 1º de maio. Inicialmente, as multas passariam a valer em 1º de junho, mas a cobrança foi adiada para 16 de junho e, depois, para 1º de julho, mais tarde, para 15 de julho e, agora, para 15 de agosto.
Segundo o secretário de Mobilidade, o município optou por fazer um trabalho de conscientização da população sobre a importância de um trânsito seguro para reduzir acidentes e mortes, antes de iniciar a cobrança das multas.
As imagens das câmeras voltadas à fsicalização de trânsito são monitoradas por um central instalada na Secretaria de Mobilidade Urbana, mais especificamente no Demtra (Departamento Municipal de Trânsito).
Os aparelhos para a fiscalização do trânsito estão instalados nos cruzamentos da avenida João Arruda Brasil com a rua Marcílio Dias; avenida dos Araçás com a rua Bandeirantes; avenida dos Araçás com a rua Duque de Caxias; rua do Fico com a Antônio Gomes do Amaral; avenida Pompeu de Toledo com rua Duque de Caxias; avenida Brasília com rua Paulista; e avenida Prestes Maia com a Marcílio Dias.