Uma tentativa de assalto terminou com a morte de um criminoso em Guarujá (SP) no último sábado (22). Dois homens chegaram de motocicleta à casa das vítimas, sendo que um invadiu o imóvel enquanto o outro ficou do lado de fora. O criminoso, de 21 anos, entrou armado e anunciou o assalto, apontando a arma para a tia, de 45 anos, que estava sentada na sala, enquanto seu sobrinho, de 23 anos, estava no sofá.
As armas da família, uma pistola calibre .45 e outra 9 milímetros, estavam sobre a mesa da sala, facilitando a reação das vítimas. A tia e o sobrinho rapidamente pegaram as armas e dispararam contra o bandido, que morreu na sala de estar. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a família possuía o registro de posse de armas, autorizando a manutenção das mesmas em casa.
Outras pessoas da mesma família também estavam no imóvel durante o assalto. Populares ouviram os disparos e acionaram a Polícia Militar, que chegou rapidamente ao local e preservou a área do crime. O Instituto de Criminalística foi acionado para recolher as armas e realizar a perícia. O caso foi registrado como tentativa de roubo e homicídio com a excludente de ilicitude de legítima defesa na Delegacia de Guarujá.
O bandido morto possuía passagens criminais por roubo, receptação, porte de arma e violência doméstica. De acordo com o delegado Wagner Camargo Gouveia, a família tem o registro de três armas de fogo, todas legalizadas. A polícia agora trabalha para identificar e prender o comparsa que ficou do lado de fora da casa e fugiu após os disparos.