O advogado Donizeti Flor, irmão da vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Podemos), faleceu na madrugada desta segunda-feira (10), na Santa Casa local, onde estava internado para tratar de problemas respiratórios. Ele tinha 62 anos.
A vice-prefeita publicou uma homenagem ao irmão em suas redes sociais. “Hoje é um dia de muita tristeza para minha família, com o falecimento do meu irmão, Donizeti. Uma pessoa que sempre esteve ao meu lado, cuidando e apoiando. Seu exemplo de superação e ajuda ao próximo, amor e dedicação será para sempre presente em nossas vidas, A dor e a tristeza não me permitem mais palavras”, escreveu.
O amigo de infância, o aposentado Carlos Nova, conversou com a reportagem do RP10. Muito emocionado, lembrou que estudou com Donizeti da quinta série até a faculdade. “Ele e a Edna sempre foram alunos brilhantes, nós todos sempre fomos estudar na casa deles. O Donizeti abriu nossa mente para concursos e também para a política”, afirmou.
Segundo Nova, Donizeti Flor queria ser jornalista. Chegou a ingressar na Unaerp, em Ribeirão Preto (SP), mas como era muito atuante na militância estudantil, teve problemas com o regime militar e precisou regressar para Araçatuba, onde acabou fazendo o curso de Direito. Segundo um amigo, também gostava de escrever poesias.
Nova também homenageou o amigo em suas redes sociais, publicou várias fotos dos dois juntos ainda jovens e escreveu: “Adeus, Amigo, muita luz. Obrigado pelos ensinamentos e por ter me ajudado na minha caminhada… Donizeti Flor, presente.”
Senso de Justiça
O jornalista araçatubense Toninho dos Reis disse que Donizeti Flor era um jovem advogado quando assumiu responsabilidades que poucos juristas veteranos e renomados teriam coragem de assumir.
Em sua trajetória profissional, enfrentou júris pesados, sempre com a oratória impecável. Foi bastante atuante também nos Direitos Humanos e foi candidato a vereador em 1982, mas não chegou a se eleger.
“Como pessoa, era desapegado de bens materiais. Apesar de reservado e incompreendido, era uma pessoa de riso fácil. São raras as pessoas que têm o senso de justiça, solidariedade como princípio e respeito aos direitos humanos como Donizeti Flor”, disse o jornalista Toninho dos Reis.
O velório do advogado está sendo realizado na capela da funerária Cardassi da avenida Prestes Maia. O sepultamento está marcado para as 17h desta segunda-feira, no Cemitério Recanto de Paz, no Jardim Rosele.