O cantor Marrone, de 58 anos, da dupla Bruno & Marrone, perdeu parte da visão devido a um glaucoma em estágio avançado nos dois olhos. O diagnóstico levou o artista a passar por uma cirurgia de emergência na última sexta-feira, 17, no Hospital dos Olhos de Goiânia.
De acordo com o oftalmologista Francisco Eduardo Lima, que realizou o procedimento, Marrone perdeu parte da visão periférica, mas a visão central foi preservada, permitindo que ele mantenha acuidade visual de 100%. “Felizmente, ele ainda nos procurou em uma hora adequada, porque a visão central não foi perdida. Então, ele tem acuidade visual de 100%, boa, houve uma certa perda de campo visual, mas que é compatível com ele levar uma vida normal”, explicou o médico à TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo.
O especialista detalhou que o glaucoma geralmente afeta a visão periférica de maneira sorrateira e assintomática, sem que a pessoa sinta sintomas imediatos. “Não aquela visão central, que você está vendo as letras na televisão, ou aquilo que o Detran pede para você ler na hora do exame. A visão periférica, que aos poucos vai se perdendo, geralmente durante anos, e de maneira sorrateira, assintomática, a pessoa não sente nada”, acrescentou Francisco Eduardo Lima.
Marrone poderá continuar trabalhando normalmente, desde que a doença não progrida. Ele já está em casa, mas ficará afastado por 15 dias para uma nova avaliação médica. Durante esse período, seu parceiro de dupla, Bruno, cumprirá a agenda de shows para que nenhum compromisso seja cancelado. O cantor continuará fazendo acompanhamento médico para controlar o glaucoma e evitar maiores complicações.
O glaucoma é uma condição que causa danos ao nervo óptico do olho e pode levar à perda de visão se não for tratado adequadamente. A detecção precoce e o tratamento são essenciais para prevenir a progressão da doença.