O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) está investigando uma denúncia de um suposto golpe aplicado por uma loja de games que fechou suas portas sem devolver o dinheiro dos cursos vendidos. A loja, chamada Studio Games, funcionava como um espaço de entretenimento em um shopping da zona sul de Bauru e também oferecia cursos mediante pagamento de uma taxa.
Os clientes alegam que têm tentado recuperar o dinheiro sem sucesso. “Nós pagamos o curso inteiro no boleto, parcelado, mas já está pago. O meu enteado cursou um módulo e o que foi me dito é que quem pagou em boleto não teria ressarcimento porque foi entregue o curso inteiro”, revelou uma cliente lesada pela loja. Pelo menos 70 pessoas, incluindo crianças e adolescentes, afirmam terem sido prejudicadas pela franquia, com contratos entre R$ 3 mil e R$ 4 mil.
A empresa fechou antes da conclusão das capacitações. Em 11 de maio, a loja anunciou em suas redes sociais que estava encerrando as operações, sem fornecer detalhes sobre o ressarcimento dos contratos. Um dos denunciantes contou: “Recebi a mensagem que iria fechar, ele (meu filho) chegou a fazer dois meses, todas as semanas, mas depois não teve nenhum respaldo. Disseram que iriam me devolver o valor, e não me ofereceram o curso online. Logo depois, me bloquearam.”
O MP-SP está buscando localizar os responsáveis pela empresa para ouvi-los, enquanto a Polícia Civil arquivou o caso, considerando que deve ser tratado na esfera civil. Os clientes lesados registraram boletins de ocorrência e acionaram o Ministério Público para obter uma solução.
O que diz a empresa
Em nota, o Grupo Aja Educação e Entretenimento, proprietário da unidade franqueada, afirmou que as atividades da loja foram encerradas em 6 de maio de 2024, e que “todos os clientes que possuíam cursos em aberto, ou que haviam comprado pacotes de festa de aniversário, foram devidamente informados do fechamento da unidade”. O grupo pontuou que todos os clientes “foram convocados para formalizarem o término do contrato mediante a assinatura do respectivo Termo de Devolução, situação que foi compreendida e aceita pela quase totalidade dos clientes”.
A franqueadora Studio Games Editora e Franqueadora LTDA afirmou que “tem procedimentos padronizados que devem ser seguidos integralmente pelos franqueados” e que o grupo responsável pela unidade em Bauru “está sendo desligado da rede”. A franqueadora informou que orientou a suspensão de qualquer venda de produtos e o procedimento de devolução dos valores pagos não usufruídos devido ao encerramento das atividades da franquia. “Foi com grande pesar que tomamos conhecimento que o Grupo Aja não estava atendendo as determinações de forma tempestiva. Contudo, quando teve ciência dos problemas, a Franqueadora determinou que os ex-franqueados fizessem imediatamente uma devolutiva a cada consumidor”, afirmou no comunicado.