Um homem foi atuado em R$ 23,5 mil durante uma ação da Polícia Ambiental na zona rural de Valparaíso, a 47 quilômetros de Araçatuba, por possuir chifres de animais silvestres, além de maus tratos a seis cães de raças variadas.
Durante patrulhamento ambiental, no transcorrer da “Operação 47º Aniversário do 2º BPAmb”, as equipes de posse do mandado de busca e apreensão domiciliar emitido pela Justiça de Valparaíso realizaram fiscalização no interior da residência, bem como, nas instalações externas, de uma propriedade rural.
O objeto era encontrar armas de fogo e demais ilícitos. No local eles encontraram chifres de veado catingueiro e de cervo do pantanal, que estavam pendurados na parede da sala. Os policiais também constataram a presença de seis cães das raças Pitbull, Boxer e Leão do Rodeseira, em extrema magreza e com ferimentos pelo corpo, que provavelmente foram provocados por outros animais durante o manejo de “Javali”.
O próprio envolvido assumiu a prática de caça de javali. Os PMs solicitaram o apoio da médica veterinária do setor de zoonose de Valparaiso, sendo que a profissional atestou o estado de maus tratos dos cães.
Diante dos fatos, foram adotadas as medidas administrativas com a elaboração dos Autos de Infrações Ambientais em desfavor do envolvido, totalizando R$ 23,5 mil. Os chifres foram depositados na sede do 1º Pelotão Ambiental em Araçatuba e os cães, por falta de local apropriado para destinação, em princípio ficaram depositados com o infrator, o qual foi liberado para responder ao processo em liberdade.