A Heineken alterou a fórmula da cerveja no Brasil sem notificar os consumidores. A mudança reduziu o tempo de produção de 28 para 21 ou 23 dias, conforme revelou o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
A sede brasileira da Heineken modificou a fórmula original, que consagrou a cerveja mundialmente, há pelo menos três anos. Sem comunicar aos clientes, a empresa reduziu o tempo de produção, que antes seguia o padrão divulgado em suas publicidades de 28 dias. Documentos obtidos pela coluna indicam que desde 2021 a cerveja é produzida também em 21 e 23 dias.
Procurada pela coluna, a Heineken afirmou que a produção “sempre foi de no mínimo 21 dias” — uma posição que contrasta com seu discurso institucional. A declaração também diverge dos documentos dos testes realizados pela cervejaria para avaliar o impacto da redução no sabor final da cerveja.
A fórmula original da Heineken estabelece uma produção de 28 dias. O processo inclui o tempo de enchimento do tanque (12 a 24 horas), fermentação principal (7 a 8 dias), e armazenamento para atingir o diacetil específico (6 a 8 dias). O tempo total de fermentação e maturação deveria ser maior ou igual a 14 dias. A redução de sete dias foi feita na etapa de maturação do fermento, que originalmente dura de 6 a 8 dias.
Funcionários que trabalharam na Heineken, sob anonimato, revelaram que os testes para a mudança da fórmula começaram há pelo menos três anos, visando suprir a demanda no Brasil. Inicialmente, a produção foi reduzida para 23 dias, depois para 21 dias, sete a menos do que a fórmula original prevê.
No site oficial, a Heineken afirma que a cerveja é produzida da mesma forma desde 1873, mencionando que leva “longos 28 dias” para ficar pronta. A coluna não encontrou qualquer menção às mudanças feitas no Brasil.
Em junho de 2016, o mestre-cervejeiro global da empresa, Willem van Waesberghe, em entrevista no Brasil, reforçou o processo de 28 dias como uma marca registrada da empresa, sem mencionar qualquer produção em 21 ou 23 dias.
“De uma pequena cervejaria para a atual presença global, uma coisa nunca muda, a receita original de Heineken. Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! (…) A fabricação de Heineken leva 28 dias”, disse o mestre-cervejeiro à época.