Após 29 anos desativada e depois de passar por uma ampla reforma, a antiga Estação Ferroviária de Guararapes será reinaugurada nesta sexta-feira, às 20h.
O local irá abrigar a sede da Orquestra Municipal “Maestro Pedro Salla” e o Projeto de Violão do município, que irá funcionar na Sala de Música “Olindo Jorge Moreira”, o Maestro Grã Fino.
O evento contará com a solenidade oficial, homenagens e a apresentação da Orquestra, do Coral “Canto, canção e cantoria”, além do Projeto de Violão.
O prédio da antiga estação ferroviária foi construído em 1949, em substituição ao anterior, erguido no início do século 20, para o escoamento da produção cafeeira e, pósteriormente da de arroz e algodão, entre os anos de 1940 e 1960.
A linha ferroviária transportou passageiros até 1993, no trecho Bauru-Campo Grande, e até 1995, no trecho até Corumbá.
Com a desativação da estação, o espaço passou a ser ocupado por usuários de drogas e andarilhos. Em 2021 e 2022, o local sofreu dois incêndios, destruindo parte da estrutura existente à época.
A revitalização do espaço incluiu a construção do telhado e parte estrutural, além da reforma de um banheiro e construção de outro, a instalação de uma cozinha e da sala de música, O investimento foi de aproximadamente R$ 70 mil.
O homenageado
Olindo Jorge Moreira, mais conhecido como “Senhor Grã Fino”, apelido que ganhou por sempre andar muito bem vestido, saiu de Minas Gerais aos nove anos de idade em busca de uma vida melhor.
Foi casado com Dona Eloiza e tiveram quatro filhos. No início, em Guararapes, consertava rádio à pilha e trabalhava como alfaiate, até que se juntou ao músico Pedro Salla, na famosa orquestra “Pedrinho e sua Banda”, viajando por todo o Brasil.
Além de se apresentar com a banda, ensinou música para vários alunos.