O município de Guararapes (SP), que enfrenta uma epidemia de dengue, registrou a primeira morte pela doença em 2024. A cidade tem, até agora, 1.488 casos da infecção causada pelo mosquito Aedes aegypti.
O óbito, que estava em investigação, foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica municipal nesta quinta-feira (27). A vítima é uma mulher de 77 anos. Hoje, há três pessoas internadas em Guararapes para o tratamento da doença.
Casos de dengue mês a mês em Guararapes:
Janeiro: 40 casos de dengue
Fevereiro: 150 casos
Março: 363 casos
Abril: 399 casos
Maio: 386 casos
Junho: até o dia 27/6 são 150 casos.
Combate à dengue
A Vigilância Sanitária realiza vistoria de casa a casa para detectar possíveis criadouros do mosquito da dengue.
As visitas aos imóveis também contam com orientação, esclarecimento de dúvidas e auxílio técnico.
É de extrema importância que a população não recuse a entrada das equipes para a eliminação de criadouros, assim como cuidados diários de parte dos munícipes para evitar água parada.
Vacina
Em Guararapes, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.
Portanto, os pais ou responsáveis que queiram imunizar crianças e adolescentes com a vacina que protege contra a dengue, podem procurar a UBS Dr. Norman Storto (Postão), de segunda a sexta, das 8h às 16h.
Para receber a vacina é preciso apresentar carteira de vacinação e Cartão Nacional de Saúde e documento pessoal com foto.
Não pode receber a vacina quem teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.