Os alunos do curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba irão apresentar o espetáculo “A Tempestade”, de Augusto Boal, oferecendo ao público uma oportunidade de assistir gratuitamente a esta obra. As apresentações ocorrerão nos dias 4 e 5 de julho, às 20h, e no dia 6 de julho, às 18h, no Teatro Castro Alves, localizado na Rua Duque de Caxias, 29, no centro de Araçatuba.
A entrada é gratuita e os lugares serão preenchidos por ordem de chegada. Recomenda-se que o público chegue com pelo menos uma hora de antecedência para garantir seu lugar. Os ingressos podem ser reservados através da plataforma Sympla, clicando no link Sympla.
“A Tempestade”, dirigida pelo docente e ator Tato Brasil e codirigida pela docente e atriz Thais Baldi, narra a história de Caliban, um habitante de uma ilha cujas terras são invadidas por Próspero, um nobre que perdeu o trono de Milão para seu irmão Antônio. Determinado a recuperar seu posto e colonizar novos territórios, Próspero conta com a ajuda de Ariel, um subordinado que busca liberdade sem perceber que já é um homem livre. Próspero arma uma emboscada para Antônio, que está em um navio junto ao Rei Alonso de Nápoles e seu filho Fernando, por quem Miranda, filha de Próspero, se apaixonará. A peça explora relações de poder e subserviência, oferecendo novas perspectivas sobre os “descobrimentos” na América Latina durante o período colonial.
Escrita em 1974 por Augusto Boal, renomado teatrólogo brasileiro, durante seu exílio, a peça reflete a resistência cultural e a luta pela conscientização política em um contexto de opressão e censura. Nesse período, os movimentos sociais latino-americanos enfrentavam uma dura derrota frente ao imperialismo norte-americano e eram brutalmente reprimidos pelas ditaduras civil-militares.
A montagem faz parte do exercício cênico de conclusão do curso Técnico em Teatro do Senac Araçatuba, com direção de Tato Brasil e codireção, preparação vocal e corporal de Thais Baldi. A 17ª turma optou pelo gênero cômico para a construção do espetáculo, utilizando técnicas da biomecânica de Meyerhold. Além disso, os alunos usarão o Sistema Coringa, uma técnica de Boal onde não há protagonistas fixos, e a linguagem será brechtiana, incorporando elementos de distanciamento como música, cartazes e o uso multifuncional do palco.
Programação
Sessões 1 e 2
- Data: 4 e 5 de julho (quinta e sexta-feira)
- Horário: 20h
- Local: Teatro Castro Alves
- Endereço: Rua Duque de Caxias, 29 – Centro, Araçatuba – SP
Sessão 3
- Data: 6 de julho (sábado)
- Horário: 18h
- Local: Teatro Castro Alves
- Endereço: Rua Duque de Caxias, 29 – Centro, Araçatuba – SP