Quem tem conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode se inscrever até a próxima sexta (14) para atuar nas Eleições 2024. Campanha lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) busca atrair voluntárias e voluntários para garantir um processo eleitoral mais inclusivo às pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Para participar do pleito, basta preencher este formulário. Nas Eleições Gerais de 2022, 1.216 pessoas foram cadastradas para ajudar o eleitorado, sendo 225 na capital e 991 no interior. A expectativa da Justiça Eleitoral paulista é ampliar esse quadro para 2 mil voluntárias e voluntários este ano.
Aqueles que forem selecionados vão atuar na função de apoio logístico no dia da eleição, orientando essa parcela do eleitorado sobre a localização da seção eleitoral, além de tirar outras dúvidas no local de votação. A voluntária ou o voluntário de Libras receberá um auxílio-alimentação de R$ 60,00 em cada turno da eleição.
Quem tem vínculo empregatício ainda terá direito a folgas pelo dobro dos dias da convocação realizada pela Justiça Eleitoral, inclusive nos dias de treinamento, através de declaração expedida pelo cartório eleitoral, sem prejuízo do salário.
As horas trabalhadas e o dia do treinamento também podem ser considerados atividade curricular complementar, desde que a instituição de ensino à qual a pessoa é vinculada tenha firmado convênio com a Justiça Eleitoral.
O primeiro turno das eleições municipais será realizado em 6 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 27 do mesmo mês, nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).