Dois detentos, identificados como Janeferson Aparecido Mariano, o Nefo, e Reginaldo Oliveira Souza, o Rê, ambos de 48 anos, foram assassinados a facadas durante o banho de sol na manhã desta segunda-feira (17) na penitenciária de Presidente Venceslau – a cerca de 220 km de Araçatuba, no interior de São Paulo.
Segundo a a Secretaria da Administração Penitenciária, três custodiados assumiram a autoria dos homicídios. De acordo com o que foi apurado pela reportagem, primeiro os acusados mataram Janeferson Mariano dentro do banheiro. Em seguida, Reginaldo Souza foi assassinado no pátio do presídio.
Os três detentos foram isolados e deverão responder pelo crime. Todos fazem parte do PCC (Primeiro Comando da Capital). Foi registrado boletim de ocorrência no Plantão Policial de Presidente Venceslau e instaurado procedimento apuratório para esclarecer as circunstâncias das mortes.
Os dois detentos mortos eram réus na Operação Sequaz, que ficou conhecida pelo plano arquitetado para sequestrar o senador Sérgio Moro e o promotor de justiça, Lincoln Gakiya.
Na época da operação, o então juiz Sérgio Moro, autorizou a transferência de alguns presos após a descoberta de cartas com o plano para matar o promotor.
De acordo com investigadores do caso, a principal hipótese para o crime seria um acerto de contas dentro da facção, em razão do fracasso do plano de resgate de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, e dos atentados contra autoridades planejados pelo PCC.