Você sabia que seu cão ou gato podem ser doadores de sangue? Assim como ocorre com os humanos, os animais também podem precisar de transfusão. Sendo assim, a doação pode salvar vidas de cães e gatos vítimas de traumas automobilísticos ou balísticos, doenças infecciosas, neoplasias (câncer), além daqueles que necessitam passar por cirurgias.
A Clínica Veterinária Meu Pet, que faz cerca de mil atendimentos gratuitos por mês, incluindo consultas, cirurgias e demais procedimentos, necessita de bolsas de sangue com frequência para atender à demanda dos animais que precisam de transfusão. De outro lado, o número de doadores ainda é baixo.
A doação requer cuidados específicos para garantir a segurança e o bem-estar do doador. Após doar sangue, o animal precisa ser monitorado para garantir que se recupere completamente do procedimento, bem como receber hidratação e alimentação adequadas. A frequência de doação varia de 1 a 3 meses, a critério do médico veterinário.
Principais requisitos para doadores caninos:
- Peso maior que 25 kg
- Idade entre 1 a 8 anos
- Estar saudável e em bomestado geral
- Exames hematológicos sem alterações
- Livre das principais doenças infecciosas, como leishmaniose, erliquiose e dirofilariose
Principais requisitos para doadores felinos:
- Peso maior que 5 kg
- Idade entre 1 e 8 anos
- Estar saudável e em bom estado geral
- Exames hematológicos sem alterações
- Livre das principais doenças infecciosas, como vírus da leucemia felina (FeLV), vírus da imunodeficiência felina (FIV), micoplasmose.
Quer que seu animal seja um doador?
Se sim, entre em contnato com a Clínica Meu Pet pelo WhatsApp (18) 98103-3281.
,