A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba toca no dia 26 de junho, às 16h30, no Centro Cultural Pioneiros, em Andradina/SP, e no dia 28 de junho, às 15h30, no Auditório Municipal Nelson Jesus Ferlim, em Alto Alegre/SP. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.
O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Sob a regência de Paulo Renato, o repertório traz as obras clássicas de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Gaspar Sanz, Santiago De Murcia e Wilhelmine Von Bayreuth.
A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba tem patrocínio Master da CTG Brasil e parceria com a Prefeitura Municipal de Araçatuba. Nas cidades de Andradina e Alto Alegre os polos do Guri contam com parceira da Prefeitura Municipal de Andradina e Prefeitura Municipal de Alto Alegre.
O regente Paulo Renato é bacharel em violão pelo Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música. Em 2018, gravou seu primeiro CD solo chamado ‘Recital’, patrocinado pelo grupo ‘Violão&Violão’. Foi premiado neste ano de 2023 no ‘1º Festival de Violão Sebastião Tapajós’, na categoria ‘Sênior’ e se apresentou presencialmente em Santarém (PA).
Atualmente, realiza recitais e concertos, ministra aulas particulares de violão e no Guri, onde também atua como professor e regente da Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Araçatuba.
Camerata de Violões do Guri de Araçatuba
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no erudito quanto no popular.
A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades.
A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021).
Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky.
PROGRAMA
JOHANN SEBASTIAN BACH
Cantata BWV 156 [arr. Dante Kimura]
Arioso
ANTONIO VIVALDI (1675-1741)
Concerto para alaúde e orquestra de cordas [transc. José Henrique de Campos]
I. Allegro giusto
II. Largo
GASPAR SANZ (1640-1710)
Villano [arr. Paulo Renato]
Spagnoleta [arr. Paulo Renato]
Danza de las Hachas [arr. Paulo Renato]
Canários [arr. Paulo Renato]
SANTIAGO DE MURCIA
Los Impossibles [arr. Paulo Renato]
Prelúdio
Fandango
WILHELMINE VON BAYREUTH (1709-1758)
Concerto em Sol menor para Cravo, Orquestra de Cordas e Baixo Contínuo [arr. Élodie Bouny]
Data: 26 de junho, quarta-feira, às 16h30
Local: Centro Cultural Pioneiros
Endereço: Av. Guanabara 2040, Centro – Andradina/SP
Data: 28 de junho, sexta-feira, às 15h30
Local: Auditório Municipal Nelson Jesus Ferlim
Endereço: R. João Soares de Melo, 131 – Alto Alegre/SP