Cães de grande porte poderão ter de usar focinheira durante passeio em vias públicas de Araçatuba (SP). É o que prevê o projeto de lei nº 62, de autoria do vereador Arlindo Araújo (Solidariedade), que será votado durante a 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (17).
A matéria dá nova redação à lei municipal nº 8.268, de 27 de novembro de 2019, que dispõe sobre o sistema de posse responsável de cães e gatos e regras para passeio, e modifica o seu artigo 1º.
A norma atual prevê o uso de coleira, guia e enforcador. Se aprovado o projeto na próxima segunda-feira, a focinheira será acrescido como mais um item de segurança necessário durante passeio nas vias públicas com cães de grande porte.
Em sua justificativa, o autor do projeto afirma que os acessórios de segurança é uma forma de proteção não apenas para a comunidade, mas também aos seus proprietários ou condutores.””
“Pode ser perigoso para uma pessoa, seja ela criança, adulta ou idosa, se deparar com um animal de grande porte solto em via pública e que ao menor gesto, pode levá-lo a reagir instintivamente de forma agressiva contra a pessoa, situação que pode ser evitada se estiver com todos os itens de segurança, inclusive a focinheira”, argumentou o vereador Arlindo Araújo.