Um grupo de amigos, liderado pelo empresário Rafael Specht, de Curitiba, resgatou 20 gatos e 1 cão de uma casa inundada em Canoas, Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram a cidade. Rafael e seus amigos viajaram de carro para ajudar na operação de resgate, demonstrando um grande ato de solidariedade.
Os amigos estavam em uma embarcação quando ouviram um miado vindo de uma casa. Em um vídeo (veja mais abaixo) gravado por eles, é possível ver um gatinho molhado e desesperado tentando se agarrar às grades de uma janela. “Meu Deus, gente! Olha o gatinho ali. Coitado”, disse Rafael no vídeo.
A casa estava inundada com água na altura do peito dos amigos. Inicialmente, eles acharam que seria apenas um gatinho, mas ao entrar na casa, perceberam que havia outros gatos, incluindo um que é cego. Para resgatar os animais, usaram um colchão para colocá-los em cima, mas como eram muitos, encontraram uma caixa d’água boiando e a usaram para acomodá-los.
Os animais foram entregues a uma protetora, e com a repercussão do vídeo, a protetora conseguiu encontrar a sobrinha da tutora dos animais. O abrigo de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, atualmente tem quase 2,5 mil animais resgatados das enchentes.
A Defesa Civil contabilizou 12 mil salvamentos em todo o estado do RS, e segundo o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), esse número pode chegar a 20 mil. A ação rápida e coordenada de Rafael Specht e seus amigos ajudou a salvar vidas e trouxe um alívio significativo em meio ao desastre natural.