Um vídeo que mostra caixões sendo carregados em um caminhão, originalmente publicado em fevereiro de 2023, tem sido erroneamente relacionado às vítimas de uma enchente no Rio Grande do Sul, Brasil, causando confusão e disseminação de informações falsas nas redes sociais.
Detalhes da Desinformação: O vídeo, que na verdade foi gravado nas ruas de Ancara, Turquia, foi utilizado em publicações falsas que afirmam mostrar a fabricação e doação de caixões para as supostas vítimas brasileiras. Essas alegações são acompanhadas por um áudio alarmante que intensifica o equívoco.
“Veja só quantos caixões estão sendo fabricados para mandar para as vítimas do Rio Grande do Sul. As pessoas perderam suas vidas na enchente”, diz o áudio de um dos vídeos disseminado nas redes sociais.
Localização e Identificação: A gravação original exibe claramente a fachada de duas lojas turcas, a Hedef Orman Ürünler e a Metrik CNC, além de um caminhão da transportadora Akkoc Logistics, conhecida por sua participação em operações de auxílio após um terremoto devastador na região.
Contexto Verdadeiro: Em fevereiro de 2023, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a Turquia e a Síria, deixando milhares de mortos. A gravação mostrava parte das operações de apoio, incluindo o transporte de caixões para as vítimas do desastre, o que nada tem a ver com os recentes eventos no Brasil.