O projeto Biblioteca Futuro acaba de chegar ao município de Valparaíso, no interior de São Paulo. O novo espaço lúdico com acervo de 850 livros, brinquedos educativos e objetos de pesquisa foi inaugurado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Pérsio Scatena Garcia, nesta terça-feira (28), ampliando o acesso à leitura para os 360 estudantes da instituição, com idades entre 6 e 10 anos, matriculados no Ensino Fundamental I. O projeto é uma realização da Rede Educare com patrocínio do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal.
O projeto Biblioteca Futuro convida alunos e educadores a entrarem em contato com o universo da sustentabilidade por meio de livros que abordam temas importantes para a atualidade e o futuro do planeta, como reciclagem, energias renováveis e ciclo da água. Com paredes decoradas e informativas, o projeto tem como mascote o dinossauro Diplo, que traz os amigos dinossauros para compor o espaço lúdico.
“Estamos contando os dias para a inauguração da nossa Biblioteca Futuro. É um presente que, com certeza, irá contribuir no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando novas experiências e novos conhecimentos. Nossa escola está inserida num bairro muito carente e esta é, sem dúvidas, uma grande oportunidade para os alunos terem acesso a um acervo de livros tão rico, além das atividades lúdicas que terão dentro deste espaço e que trarão inúmeras contribuições para o desenvolvimento e a construção de novos aprendizados”, declara Maria Cristina Redondaro de Carvalho, diretora da EMEF Pérsio Scatena Garcia Professor.
“Buscamos com esse projeto sensibilizar as comunidades para debates acerca de temas tão importantes como consumo e produção sustentáveis, saúde, bem-estar, vidas marinhas e terrestres, energias renováveis e reciclagem. Queremos estimular a programação de atividades lúdicas, envolvendo a educação ambiental e científica, tendo o livro como ponto de referência para reflexões”, afirma a diretora da Rede Educare, Kátia Rocha.
“Estamos muito orgulhosos deste projeto. O compromisso do CTC é gerar impactos sociais positivos nas comunidades próximas dos locais onde atuamos e este projeto contribuirá para o empoderamento educacional e cultural destas comunidades. A ciência e a sustentabilidade fazem parte do nosso DNA. A Biblioteca Futuro, ao abordar temas cruciais para vida do Planeta, vai colaborar para que os jovens entendam os impactos de suas ações à natureza, promovendo a consciência ambiental” declara Viler Janeiro, Diretor de Operações e ESG do CTC.
Biblioteca Futuro – Assinado pela Rede Educare, o projeto Biblioteca Futuro tem a proposta de implantar espaços lúdicos de leitura com títulos que abordam temas relativos à sustentabilidade. São 850 exemplares, jogos pedagógicos e objetos de pesquisa, como lupa, balança, fita métrica e microscópio de brinquedo. As paredes dialogam com os temas das publicações, como a parede azul que abriga conjunto de livros sobre reciclagem e coleta seletiva, a parede verde que traz acervo sobre energias renováveis e ciclo da água, entre outras soluções que garantem a ludicidade da biblioteca. O objetivo primordial é promover a educação ambiental e científica através de temas que são os pilares do projeto: Reciclagem e os 5 Rs da Sustentabilidade; Energias renováveis; O ciclo da água e Sistema solar.
Sobre o CTC
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação, líder global em ciência da cana-de-açúcar. É o maior banco de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 5 mil variedades. Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas.
Criado em 1969, CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração através do processamento da palha da cana (bioeletricidade).
Sobre a Rede Educare
A Rede Educare é movida pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Com 16 anos de trajetória, a empresa é referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.
Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Rocha Brasileiro, diretora da Rede Educare.