Quatro profissionais da Santa Casa de Birigui participaram, no último sábado (4 de maio), do curso intitulado “Comunicação em Situações Críticas” sobre doação de órgãos. A capacitação foi organizada pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto e aconteceu no UniSalesiano de Araçatuba.
Estiveram presentes integrantes da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa, o enfermeiro Márcio Roberto Teodoro e a assistente social Sueli Orsatti Saghabi, além das enfermeiras da UTI Thais Lacerda Santos Gon e Cátia Rios Martinez de Melo.
Conforme Teodoro, que coordenada a CIHDOTT da Santa Casa, o curso forneceu orientações sobre a melhor maneira de lidar com o luto e abordar questões como a comunicação de más notícias, além do processo de oportunizar a doação de órgãos, entre outros tópicos.
“O curso agregou muitos conhecimentos, como lidar com a comunicação em situações delicadas e assim manter o equilíbrio mental e emocional, além do acolhimento, de forma individualizada, com cada família que está fragilizada pela informação [óbito de um familiar] no momento mais difícil. disse.
COMUNICAÇÃO
Ministrado pelo médico intensivista Dr. Joel de Andrade e pela enfermeira Karoline Gava, ambos da Central de Transplante de Santa Catarina, o evento teve por objetivo aumentar o número de famílias que consentem pela doação de órgãos do ente querido que faleceu, ajudando a salvar várias vidas.
O treinamento reuniu 56 profissionais de sete hospitais da região. Além da Santa Casa de Birigui, participaram a Santa Casa de Araçatuba, Santa Casa de Andradina, Hospital Estadual de Mirandópolis, Hospital Regional de Ilha Solteira, Unimed Araçatuba e Unimed Birigui.