A unidade do Procon-SP de Birigui alerta para o aumento de reclamações de consumidores da cidade, que estão procurando o órgão, para denunciar o golpe do cashback.
O golpe consiste em um contato com a vítima, a qual é induzida a realizar um pagamento com a promessa de ter um valor de volta. Os golpistas estão orientando as vítimas a irem a unidade local do Órgão de Defesa do Consumidor, para receber o valor prometido.
O Procon-SP de Birigui informa que não envia e-mails, SMSs, ou mensagens por aplicativos com link para consulta de reclamação ou processo. Muito menos, faz qualquer tipo de devolução monetária ou pagamento.
Portanto, a unidade local do Órgão de Defesa do Consumidor chama a atenção dos moradores da cidade e consumidores para que estes se mantenham muito atentos e desconfie de situações que envolvam o fornecimento de dados pessoais, bancários ou mesmo de contatos com promessas que envolvam a necessidade de envio de dinheiro, seja por boleto, pix ou qualquer outra forma para terceiros, com promessas de recompensas e até mesmo de redução de juros envolvendo negociações.
Na dúvida, a orientação é que o cidadão procure, antes de tomar qualquer iniciativa, orientação no Procon-SP local, que fica na rua Santa Teresa, 365, bairro Vila Xavier, no mesmo prédio do Fundo Social de Solidariedade.