A Polícia Militar Ambiental multou um morador de Penápolis (SP) em R$ 6 mil por maus-tratos contra uma cadela encontrada sem vida após uma denúncia anônima. A ocorrência foi registrada nessa terça-feira (28).
Em uma ação conjunta durante a “Operação Impacto”, a PM Ambiental atendeu a uma denúncia de maus-tratos a animal doméstico no bairro Jardim São Francisco. Os policiais, juntamente com a equipe da Zoonoses, composta por uma médica veterinária e um agente de saúde, compareceram ao local e constataram o crime.
Indagado pela equipe policial, o responsável pelo animal informou que a cadela havia falecido na madrugada. A equipe da Zoonoses recolheu o animal. A ocorrência foi registrada no 1° Distrito Policial, onde o delegado de polícia elaborou um boletim de ocorrência e, após qualificar e ouvir as partes envolvidas, liberou-as. O delegado também solicitou que a PM Ambiental realizasse o boletim interno e fosse encaminhado posteriormente para inclusão em um possível inquérito penal.
A avaliação clínica revelou que a cadela estava em estado clínico ruim, debilitada e sofrendo de leishmaniose crônica, uma condição que foi negligenciada pelo tutor, que não buscou orientação e tratamento veterinário. Isso causou grande sofrimento ao animal, segundo os profissionais.
Configura maus-tratos abandonar, não oferecer assistência médica, alimentação adequada, manter o bichinho em locais insalubres ou trancafiados, falta de cuidados com a higiene e, claro, casos de agressão.