Uma oportunidade de carreira pouco explorada, mas crescente no Brasil, é a de perito judicial em administração. Este campo oferece aos profissionais a chance de trabalhar diretamente com os tribunais de justiça, sem a necessidade de passar por concursos públicos, e com a liberdade de um profissional liberal.
Fernando Árias, perito judicial e representante do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), destaca que esta é uma carreira de grande responsabilidade e independência técnica. “Como peritos, somos remunerados por processo e oferecemos laudos que auxiliam decisões judiciais, trazendo claridade e suporte à justiça”, afirma Árias.
As áreas de atuação para um perito judicial em administração são vastas e abrangem desde a avaliação de empresas e bens móveis até a perícia em casos de recuperação judicial e investigação de crimes contra a administração pública. Esta variedade possibilita aos profissionais aplicarem seus conhecimentos específicos de forma significativa dentro do sistema judicial.
A tabela de honorários para peritos judiciais sugere um valor de R$342,00 por hora trabalhada, com a possibilidade de ganhos significativos dependendo da complexidade e duração dos processos em que atuam. “Os honorários podem chegar a 6% do montante envolvido nos processos judiciais, dependendo da decisão dos juízes”, explica Árias, ressaltando o potencial financeiro da carreira.
Início na Carreira
Iniciar na carreira de perito judicial requer dedicação e paciência. Fernando Árias compartilha que seus primeiros anos na área foram desafiadores, mas a persistência foi crucial para seu sucesso eventual. “O início é lento é demorado mas a jornada deste processo irá te preparando para outros patamares em sua carreira.”
Ele recomenda que novos profissionais invistam em educação continuada e em networking dentro do setor jurídico.
O Futuro da Perícia Judicial
A demanda por peritos judiciais em administração está em ascensão devido ao aumento no número de processos que requerem conhecimento especializado em várias áreas da administração. “Estamos em um momento de reconhecimento e valorização da nossa profissão, e isso só tende a crescer”, conclui Árias, otimista sobre o futuro da perícia judicial no Brasil.
Confira a entrevista completa com o Fernando Árias.
1. Apresentação pessoal e como gostaria de ser creditado.
Adm. Fernando Árias tem 38 anos, é nascido em São Paulo e reside em Santo André. Árias é Perito Judicial no TJSP, Representante Institucional de Relações Acadêmicas CRA-SP (trabalho voluntário). Escreveu os Livros “ O Caminho da Perícia Judicial para Administradores”, “ ESG Na Prática: Conhecimentos Fundamentais para Administradores”. É Professor de Administração e Fundador
da Pró-Perícia empresa especializada em Perícia Judicial. Possui MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance ( Anhembi Morumbi), Pós Graduação em Administração com foco em Finanças ( FGV), Bacharel em Administração (Anhanguera).
2. Apesar de pouco divulgada na área da administração, existe uma demanda por administradores para atuação juntos aos tribunais em todo o país. Como você definiria a carreira de administrador perito?
Realmente a perícia judicial para administradores é pouco divulgada, mas esse cenário tem mudado a cada dia, estamos ganhando mais espaço e representatividade nos tribunais de justiça. Sou Representante Institucional de Relações Acadêmicas do CRA-SP (voluntário) e durante as visitas nas Universidades, após fazer a apresentação institucional do CRA-SP sempre abordo o campo da Perícia Judicial para os Profissionais da Administração, professores e alunos sempre ficam surpresos, porque não sabiam deste campo de atuação do Administrador Perito, que inclusive não precisa prestar concurso público por ser um cargo de nomeação atribuído pelo Juiz.
A Carreira do Perito Judicial é de um profissional liberal nomeado para um processo especifico no tribunal de justiça, o qual foi designado podendo atuar em escritórios ou home-office com total liberdade e independência técnica como já previsto no CEPA (Código de Ética dos Profissionais da Administração). Como profissional liberal somos remunerados por trabalho, que neste caso somos remunerados por processos e entrega de laudos periciais, assim como advogados ganham por processo trabalhado, o Administrador Perito também ganha por processo, quanto maior for sua quantidade de nomeações haverá maior produção e consequentemente um volume maior de honorários.
O Perito Administrador é o reconhecimento da valorização dos profissionais da administração seja para os profissionais formado em gestão de recursos humanos, gestão financeira, marketing, T.I, Qualidade, Logística ou Bacharel em Administração. Somos contratados para resolver questões onde diretores de empresa, advogados ou até mesmo juízes dependem de conhecimento técnico cientifico do Administrador Perito, é um trabalho de muita responsabilidade, onde através do laudo do Perito Administrador trazemos a verdade de fatos para dirimir dúvidas e auxiliar uma decisão judicial e a justiça seja feita.
O Perito Administrador possui uma carreira de profissional liberal assim como médicos, engenheiros ou advogados podendo abrir seu próprio escritório e fazer atendimento ao público com o mesmo status e nobreza das profissões citadas. Orgulhem-se de serem profissionais da Administração e na condição de Perito Administradores sintam-se privilegiados em poder auxiliar a Justiça, é nobre e honroso !
A carreira do Perito Judicial também é reconhecida para Classificação Brasileira de Ocupações (C.B.O 2041-10 – Perito judicial) Embora diferente dos Peritos Econômicos (C.B.O 2512-05) ou Peritos contadores (C.B.O 2522-15) nós profissionais da administração, até a presente data desta entrevista ainda não temos uma C.B.O especifica para Perito Administrador tema esse de competência para o CFA (Conselho Federal de Administração) e Ministério do Trabalho que acredito que em um futuro próximo teremos uma C.B.O especifica para Peritos Administradores o qual é de suma importância por questões de posicionamento e representatividade.
3. Quais são as possíveis áreas de atuação nesse segmento? Como são as demandas de trabalho para esse profissional?
A Carreira de Perito Judicial em Administração é repleta de oportunidades sendo;
- Área Cível: Avaliação de empresas, Avaliação de bens móveis, perícia bancária, perícia previa, partilha de bens, recuperação judicial de empresas, perícia em concorrência desleal, perícia em licitações etc…
- Área Trabalhista: Perícia Cálculos trabalhistas ( campos para Recursos Humanos, Financeiros e bacharéis em Administração)
- Tribunal Eleitoral: Perícia em Prestações de Contas
- Área Criminal: Perícia Judicial em Investigação de Crimes contra Administração Pública
- Perícia Extra Judicial: Atuar em campos de administração analisando e fundamentando provas para abertura de processos judiciais ou acordo entre as partes.
- Assistente Técnico: O Perito Poderá também atuar como assistente técnicos das partes de um processo dando auxilio sobre questões técnicas do laudo pericial e elaboração de questões técnicas para solução do conflito.
Existem muitas outras áreas que também abordo em detalhes em meu livro “ O Caminho da Perícia Judicial para Administradores” e no Curso de Perícia Judicial para Administradores totalmente online e disponível na Hotmart.
A Ciência da Administração possui mais de 110 áreas de atuação do Perito em Administração podendo atuar nos 10 grandes grupos como:
- Administração Financeira,
- Administração de Material,
- Administração Mercadológica,
- Administração de Recursos Humanos,
- Administração da Produção,
- Administração de Recursos Humanos,
- Licitações e Orçamentos,
- Tecnologia da Informação ( T.I)
- Administração Pública
- Campos Conexos da Administração
Entre as áreas conexas a Administração podemos citar ; Perícia em Administração Hospitalar, Perícia em Administração Escolar, Perícia em Administração de Eventos, Perícia em Administração de Condomínios, Perícia em Administração de Cooperativas, Perícia em Administração de Imóveis , Perícia em Administração de dados, Perícia em Administração Rural, Perícia em Administração de Factoring, Perícia em Comércio Exterior, Perícia em Administração de Turismo, Perícia em Sustentabilidade, Perícia em Administração de Holding e etc…
As demandas de trabalho são infinitas devido a amplitude de atuação do Administrador Perito e sua especialidade, faltam Administradores Peritos nos Tribunais de Justiça e precisamos nos aperfeiçoar através de grupos de estudos e comissões especiais de Pericias organizados pelo sistema CFA/CRA para maior representatividade dos profissionais da Administração na Justiça Brasileira.
4. Qual é o valor de salário Mensal ?
O Administrador Perito é um profissional liberal assim como médicos, engenheiros ou advogados e também seguimos uma tabela de honorários mínimos como as profissões acima. O valor da hora técnica operacional ou judicial é de R$342,00 (trezentos e quarenta e dois reais) por hora trabalhada. Sugestão para os pedidos de honorários relativos a elaboração de Laudos Técnicos Periciais, determinados pelos M.M. Juízes, para processos judiciais podem chegar a 6% do montante – Fonte FENAD ( Federação Nacional dos Administradores).
5. Como é o início da carreira de um administrador perito?
O início da carreira é bem difícil, em 2012 decidi entrar para perícia judicial e depois fazer um analise swot identifiquei que cálculos trabalhistas como porta de entrada seria meu início na carreira, devido meus conhecimentos de legislação trabalhista (experiência em Recursos Humanos) e habilidades com Excel para formulas e cálculos. Em 2014 terminei minha pós graduação em Administração com foco em finanças e aprofundei meus estudos em cálculos trabalhistas e legislação trabalhistas, passei a ofertar meus serviços para advogados e nos tribunais de justiça mas sem sucesso no primeiro ano.
Em 2015 passei atender advogados com cálculos trabalhistas como atividade secundária ao meu trabalho mas nada muito representativo (desconhecia a tabela de honorários periciais sugerida pelo FENAD) mas sem nenhuma nomeação no TRT2 ( Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região). Passei a estudar mais, participar de lives promovidas pelo CRA-SP, CRA-BA e outros conselhos de classe buscando mais informações e conhecimento.
Aos poucos advogados passaram a me procurar para questões da área cível e perguntavam se eu fazia perícia contábil declinei dezenas de clientes porque ainda não entendia que a perícia contábil é a perícia financeira (cálculos) pensava que era apenas para contadores, foi em uma live do CRA que entendi que perícia contábil é financeira logo também campo dos administradores depois de algumas lives virei a chave e me cadastrei no TJSP (2018) mas sem nenhum retorno.
Iniciei minha MBA em Controladoria, Auditoria e Compliance em 2019 e no mesmo ano fui desligado de uma multinacional Americana e passei a pôr mais energia, foco e atenção na perícia judicial criando um Instagram @pro.perícia para falar de administração e perícia judicial. Em 2020 tivemos a Pandemia com recessão da economia, perdi minha mãe devido uma parada cardíaca, foi um ano difícil mas não desisti e refiz meu cadastro no TJSP e recebi minha primeira nomeação uma semana depois (Chorava de alegria e felicidade um momento mágico) logo vieram outras e em 2021 fundei a empresa Pró-Perícia também registrada no CRA-SP para atender as demandas de perícia extrajudicial e assistente técnico. O início é lento é demorado mas a jornada deste processo irá te preparando para outros patamares em sua carreira.
6. De acordo com a legislação, quem pode se tornar um administrador perito?
Basta ter o ensino superior em campos da administração. Podem ser tornar Administrador Perito os profissionais regularmente inscritos no Conselho Regional de Administração nos termos do artigo 156, parágrafo 1º. do Código de Processo Civil, na Lei n°.4769 de 9 de setembro de 1965 e nas Resoluções Normativas do Conselho Federal de Administração pertinentes ao caso.
7. Pensando nos profissionais que apresentam interesse em se tornar um administrador perito, quais são os primeiros passos para ingressar na área?
O primeiro passo é ter registro CRA ativo, estar adimplente com suas responsabilidades. Segundo é conhecer e interiorizar o CEPA ( Código de Ética do Profissionais da Administração) como mantra diário e bussola norteadora de uma boa conduta profissional e Lei Federal 4.769/65 na integra. Terceiro que o Perito Administrador esteja atualizado a todas nas Normas Regulamentadoras do CFA em especial a NR 593 que dispões sobre as atividades do Perito Administrador. ( inclusive está sendo revisada e muito em breve haverá novidades).
É importante que o Perito Administrador domine as leis de sua área de atuação, se for atuar em cálculos trabalhistas que saiba de cor e salteado a CLT, sumulas e jurisprudência. Se for atuar com pericia em computação forense que domine a LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados) e leis voltadas para crimes cibernéticos.
Os profissionais que pretendem fazer pericia em administração precisam gostar de ler, ter responsabilidades com prazos, é muito comum encontramos processos com mais de 1.500 páginas, a leitura de todo o processo é obrigatória para o Perito Administrador, ele precisa ter pleno conhecimento do processo.
Ter pleno conhecimento de sua área de atuação seja Recursos Humanos, Qualidade, Financeiro, Marketing, T.I , logística entre outras, o perito é nomeado para resolver um litigio que até o presente momento as partes possuem entendimento controverso, o Laudo Pericial irá auxiliar o juiz para esclarecer dúvidas podendo assim tomar uma decisão.
Acredito que o Perito Administrador precisa ter conhecimentos básicos de informática para formatação de textos , criação de planilhas para redigir um laudo com clareza e organização.
Depois é ter seu E-CPF Digital (certificação digital) para acesso e leitura dos processos digitais último e não menos importante fazer seu cadastro no CNAJAP (Cadastro Nacional de Administradores Judiciais e Peritos) e cadastro no tribunal de que pretende atuar.
Parece complexo mas com disciplina e dedicação isso se torna um habito muito simples como dirigir ou até mesmo uma atividade corriqueira que fazemos em nosso trabalho, mas agora iremos fazer para o tribunal de justiça como Perito Judicial.
8. Qual a importância de ter mais profissionais da administração trabalhando na área de perícia judicial?
Nossa representatividade nos tribunais de justiça ainda é muito baixa o qual temos que aprender com os contadores e economistas para maximizar nosso potencial, somos uma potência em números de profissionais e campos de atuação, penso que estamos crescendo muito. Acredito que para aumentar nossa representatividade de Peritos Administradores nos Tribunais devemos olhar para base, na formação inicial dos profissionais da administração e cursos conexos ainda na faculdade, que uma mudança na DCN ( Diretrizes Curriculares Nacional) seja necessária para inclusão da disciplina de Perícia Judicial na grade curricular de formação dos administradores e cursos superior tecnológicos (gestão) a disciplina sobre fundamentos da administração forense / perícia em administração, esse é o caminho !
9. Você poderia explicar o requisito de estar legalmente registrado nos Conselhos Regionais de Administração no Estado da Federação?
Penso que assim como exercer medicina ou direito todos os profissionais que atuam em campos de administração devem estar registrados no CRA independe de atuar com perícia judicial ou não é uma exigência legal.
Em meu livro o caminho da Pericia Judicial para Administradores deixo bem claro e expresso “Exercer qualquer profissão regulamentada por lei sem ter a formação específica (curso) e sem ter a habilitação legal (Inscrição/Registro no Conselho de Classe). O exercício ilegal da profissão é considerado CRIME. caracteriza- se inobservância ao art. 47 da Lei de Contravenções Penais (Lei nº 3.688/41), art. 14º §1º da Lei nº 4.769/65 (que regulamenta a profissão).“
Experimenta colocar um jaleco branco e falar que faz consulta sem ter formação na área para ver o que acontece ??
10. É possível considerar que a perícia judicial é um mercado em expansão para os administradores?
Sim, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça existem mais de 82.720.845 processos pendentes acrescidos de 1.823.248 novos processos em 2024. Existem milhares de processos aguardando perícia judicial e faltam Administradores Peritos.
11. Qual conselho você daria para os profissionais interessados em iniciar a carreira de administrador perito?
Levei 5 anos para receber minha primeira nomeação como perito oficial do juiz, iniciando com 04 dígitos de honorários, um ano depois já tive honorários de 06 dígitos. Meu conselho é Acredite em Deus em primeiro lugar, esteja adimplente com seu CRA, seja Teimoso(a), seja Persistente, Estude muito e esteja preparado para as oportunidades e “ magicamente a sorte aparece”.