Apesar de ter sido anunciada há exatos três anos, a obra de pavimentação da via que liga a Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) ao Condomínio Copacabana Residencial Park, em Araçatuba (SP), ainda não saiu do papel e não tem previsão de quando terá início. O investimento previsto é de R$ 21,2 milhões.
O DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem), órgão da Secretaria de Estado de Logística e Transportes responsável pela obra, informou que o processo licitatório está em andamento e segue os trâmites legais previstos para “o início das obras no menor prazo possível”.
O trecho que liga a Elyeser ao Copacabana tem 5 quilômetros de extensão, que correspondem às estradas municipais ART-234 e ART-436. O anúncio da pavimentação foi feito em maio de 2021, pelo então governador João Doria, e a liberação ocorreu em junho de 2022, pelo ex-governador Rodrigo Garcia, que incluiu a obra no Programa “Novas Vicinais”, do governo do Estado.
Na gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que assumiu em janeiro de 2023, foi solicitada à Prefeitura uma readequação do projeto realizado pelo município junto com a empresa Raízen. Este ajuste já foi providenciado, segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Ernesto Tadeu Consoni, e a Prefeitura aguarda o início da obra.
“Trata-se de uma obra exclusivamente do governo do Estado, sem contrapartida da Prefeitura. Nós só fizemos o projeto, em parceria com a Raízen, mas quem a responsabilidade pela pavimentação é do DER”, disse o secretário.