Paróquias da Diocese de Araçatuba aderiram às iniciativas de arrecadação de produtos , materiais e recursos para ajudar as vítimas das fortes chuvas no Estado do Rio Grande do Sul . Estimativas apontam que mais de 345 Cidades estão em estado de calamidade . A tragédia climática já deixou pelo menos 21 mil desalojados
A Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, em Araçatuba, está arrecadando desde o domingo, dia 5/5, materiais de higiene pessoal, água e produtos de limpeza para o Estado sul-rio-grandense.
Os donativos podem ser deixados na secretaria paroquial , em horário comercial. A igreja fica na Praça São João, s/n. e o telefone da paróquia é o (18) 3623-7386.
O grupo de jovens Jovens Unidos de São Francisco de Assis (Jusfa), da Paróquia São Francisco de Assis de Araçatuba, está arrecadando alimentos e produtos de higiene para as famílias afetadas.
Os interessados em doar podem deixar os produtos em uma caixa na secretaria da paróquia, que fica na Rua João Marques, 351 – Jardim Guanabara. O telefone é o (18) 3631-3420.
Andradina
Em Andradina, a Paróquia Nossa Senhora das Graças fará o repasse das ofertas das missas dos dias 11 e 12 de maio para a Paróquia São João Batista, em Viamão (RS), uma das cidades atingidas pelas chuvas. A igreja fica na rua Jesus Trujillo, 1110, Jardim Alvorada.
Birigui
Já em Birigui, a Comunidade São Pedro, da Paróquia Imaculada Conceição, vai arrecadar, todos os sábados, às 19h, água mineral, em galões ou garrafas. A comunidade fica na rua Ida Zin Paludetto, 185, bairro Pedro Marin Berbel .
À medida que outras ações forem sendo criadas pelas nossas comunidades paroquiais , divulgaremos nesta reportagem atualizada.
CNBB
O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua presidência, publicou uma nota sobre os temporais que atingiram 134 municípios no Estado do Rio Grande do Sul deixando, segundo a Defesa Civil, até a publicação desta matéria, 13 mortos.
A Nota chama a atenção que os temporais que atingem o Rio Grande do Sul têm causado grande provação para a população. “Constatam-se mortes, desabrigados, ilhados, pontes caídas, estradas bloqueadas, destruição de casas e de construções. Parte da população está sem energia elétrica e com o abastecimento de água comprometido. A crise climática tem causado grande instabilidade e insegurança em todo nosso Estado. O momento é mais crítico do que no ano passado. Muitos estão cansados por suportarem pela terceira vez a força das águas. Precisamos reconstruir muito e, sobretudo, a esperança”, diz um trecho do documento.
Fé e solidariedade
O documento destaca os sinais de fé e solidariedade: “o empenho das instituições governamentais, militares e civis dedicadas à defesa da vida, o envolvimento de nossas comunidades eclesiais abrindo suas portas para acolher os que perderam tudo”.
A nota informa também que as dioceses do Regional Sul 3, seguindo as orientações do Papa Francisco, fizeram das comunidades Hospitais de Campanha para socorrer imediatamente quem precisa. Há coletas de doações que estão sendo realizadas em todo Estado.
O Regional Sul 3 organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios.
Quem desejar contribuir pode fazer um Pix para a CNBB Regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ).