Nesta sexta-feira (3) de maio, o Sesc Birigui recebe o músico Fernando Barbosa e seu show “Identidade Brasileira”. Com entrada gratuita, o evento promete uma imersão na riqueza do jazz, combinando improvisação, groove e arranjos bem elaborados.
O show tem como objetivo difundir o jazz e suas raízes, pela expansão da música instrumental (brazilian jazz) por todo o Brasil, mas principalmente no interior paulista, onde nasceu essa proposta autoral.
De caráter jazzístico e com muito improviso, Fernando Barbosa traz nuances e cores diferentes em cada composição. Destaca-se pela fusão de elementos do blues, country e ritmos brasileiros, resultando em um estilo autêntico e cativante. O protagonista é o contrabaixo elétrico, que promete embalar o público com energia contagiante e ritmos envolventes.
Fernando Barbosa é um músico de trajetória sólida e reconhecimento nacional. Iniciou sua jornada musical aos 9 anos de idade, começando pelo violão, e desde então tem se destacado pela sua paixão pelos graves e sua habilidade técnica.
Formado pelo Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos de Tatuí, Barbosa teve a oportunidade de aprender com renomados professores, moldando sua identidade musical. Mais tarde participou do Cascavel Jazz Festival, onde ganhou o prêmio principal, retornando no ano seguinte como jurado do festival.
Entre os vários trabalhos, Barbosa tocou com Danilo Caymmi, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, também na Sala São Paulo com o DJ Alok e Orquestra Vila Lobos, na qual fez outros grandes trabalhos em musicais. Participou também de várias edições do MIA – Festival de Música Instrumental da Cidade de Araçatuba.
Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo, “Identidade Brasileira”, contando com participações especiais de convidados como Cuca Teixeira, Anselmo Pereira, Jota P e Gabriel Grossi.
Além de sua carreira como músico, Fernando Barbosa também se dedica à educação musical, atuando como educador no projeto Guri, e compartilha seu conhecimento por meio de um curso online chamado “Embaixo dos Dedos”, ajudando milhares de alunos a evoluírem em seus instrumentos.
Shows em maio no Sesc Birigui
Além de Fernando Barbosa, o Sesc Birigui realiza mais sete shows de música no mês de maio, começando pelo Samba no Gramado, com Preta Batuque, realizado ontem (1º), no Dia do Trabalhador.
No dia 10, às 20h, tem a banda Rock Mobile, com o show “Rockabilly Roots – Os primórdios do Rock’n’roll”; no dia 17, Gabriel de Almeida Prado e Banda faz apresenta “Não aceito ser só”, também às 20h.
No dia 22, às 16h30, o show é Disco Club: O Melhor dos Anos 70, com Frã Finamore e banda; dia 24, às 20h, tem “Magia Negra” com Diego Neves e Loren Lucca; dia 30, às 16h, tem o grupo Kombinados, e no dia 31, às 20h, Murillo Augustus com a apresentação de Folk do Pântano 2. Todos os shows serão na Área de Convivência do Sesc Birigui, gratuitos e para todas as idades.
Sobre o Sesc Birigui
O Sesc Birigui iniciou suas atividades em 1998, ainda como uma Unidade Provisória e oferecendo atividades para toda a região. Em 25 de novembro de 2017 foi inaugurada a Unidade Operacional do Sesc Birigui, um moderno complexo cultural e esportivo com 7.586 m² de área construída em um terreno de 9.525 m².
Por acreditar que as ações socioculturais são fundamentais para a educação coletiva e individual, o Sesc tem em suas unidades um espaço privilegiado para a realização de suas atividades. Concebido segundo esses princípios, a construção do Sesc Birigui priorizou em sua implantação uma proposta arquitetônica que integra o verde em torno do edifício por meio de estruturas transparentes.
Seguindo critérios democráticos na política de acesso e na qualidade da programação, a unidade proporciona o encontro e a convivência entre pessoas e as múltiplas formas de expressão da cultura, promovendo a cidadania e a disseminação do conhecimento em diversas áreas. As relações com a comunidade, a municipalidade, as empresas e instituições fazem do Sesc Birigui um polo de interatividade local. Mais informações em https://www.sescsp.org.br/birigui
Serviço
Fernando Barbosa
Show Identidade Brasileira
Dia 3/5. Sexta, 20h.
Área de Convivência.
Grátis. Todas as idades.