Nelson Lujan, morador da cidade de Valparaíso (SP), a 47 quilômetros de Araçatuba, iniciou nesta terça-feira (07) uma campanha de arrecadação em prol às vítimas das fortes chuvas que causaram uma das maiores tragédias no Estado do Rio Grande do Sul.
A campanha vai até a sexta-feira (17) e as doações podem ser realizadas de segunda à sexta-feira na Avenida 9 de julho, 901, e aos sábados, das 9h às 18h. Os munícipes podem doar alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, sapatos, utensílios de higiene pessoal e produtos de limpeza.
Parceria
Conforme o voluntário, a ideia surgiu, após se deparar com a tristeza, com o sofrimento dos moradores do Rio Grande do Sul e com as notícias da TV e redes sociais. “Senti no meu coração que de alguma forma teria que ajudar”, disse ele.
Ainda conforme Nelson, uma amiga de Bento de Abreu, cidade localizada há 10 quilômetros de Valparaíso (SP), aderiu ao movimento e vai criar um ponto de arrecadação em prol aos moradores do estado sulista.
Nelson pede a colaboração dos moradores de Valparaíso em sua campanha e informou para a reportagem do Regional Press que juntamente de sua amiga está avaliando o melhor meio de transporte para mandar as doações ao Rio Grande do Sul. “Estamos avaliando, mas, antes do fim da campanha já vamos ter definido o melhor meio de transporte”.
Tragédia
Chuvas estão sendo registradas há uma semana no Rio Grande do Sul que, segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi informado que 700 milímetros foram registrados em pontos do estado.
O Fato supera a cheia que aconteceu nos anos 40, porém, existe a previsão de mais chuvas para a região.
Na segunda-feira, sexto dia do mês de maio, a defesa civil informou que 85 pessoas perderam a vida devido às fortes chuvas, 134 estavam desaparecidas e que 385 dos 487 municípios foram afetados. (Por: Guto Ferrarezzi – de Valparaíso/SP)