O médico radiologista Luiz Antonio Riani, de Araçatuba (SP), foi um dos dois brasileiros homenageados pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), durante a 54ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR). Ele foi condecorado com o título de Patrono da Jornada, principal evento técnico-científico da especialidade na América Latina e um dos quatro maiores do mundo.
A jornada foi realizada no período de 2 a 5 de maio, reuniu 16 mil participantes, teve mais de 500 horas de programação científica, 780 professores brasileiros e de outros países e em torno de 100 empresas nacionais e internacionais que apresentaram as novidades em tecnologia voltada à especialidade.
Luiz Antonio Riani esteve entre os nomes da comunidade radiológica nacional e internacional homenageados pela SPR por atuação de destaque na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
São eles Umar Mahmoud, professor de radiologia na Harvard Medical School, em Boston (EUA); Guillermo Elizondo Riojas, participante de programas educacionais da Radiological Society of North America; Carlo Catalano, presidente do Departamento de Radiologia do Policlínico Umberto I e professor de Radiologia na Universidade Sapienza de Roma; e Jacob Szejnfeld, professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Radiologia da Escola Paulista de Medicina.
Sócio-proprietário e fundador da Tomoson – Clínica de Diagnóstico por Imagem e médico radiologista dos Hospitais Unimed de Araçatuba e Birigui e da Santa Casa de Araçatuba, Riani foi escolhido patrono da 54ª JPR “em reconhecimento à sua liderança na especialidade no interior do Estado de São Paulo e por seu constante apoio à Sociedade Paulista de Radiologia”, afirmou o presidente da SPR, professor-doutor Nelson Caserta, ao anunciar a escolha de Riani dentre os membros honorários da SPR.
Caserta, também araçatubense, destacou “o apoio do dr. Luiz Antonio Riani aos eventos anuais realizados pelo Clube Manoel de Abreu, um dos importantes pilares da sociedade para integração dos radiologistas, e por sua presença assídua na JPR”. O Clube Manoel de Abreu (CMA), com 60 anos de existência, percorre o interior de São Paulo quatro vezes por ano para integrar a comunidade de radiologia por meio de eventos científicos destinados à discussão de casos e de atividades de lazer.
Surpresa e gratidão
Em seu discurso, o médico Luiz Antonio Riani, visivelmente surpreso e emocionado com a homenagem, destacou sua gratidão por receber o título de patrono de um evento que frequenta por profundo amor pela radiologia. “Isso é inimaginável, pois frequento o evento há quase 40 anos e sempre fui congressista. Nunca passou pela minha cabeça que pudesse estar aqui como patrono.”
Graduado pela Faculdade de Medicina de Botucatu e com especialização na Universidade de São Paulo, Riani é membro da Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem desde 1985.
Trajetória
Integrante do grupo formado por 5 médicos radiologistas que em 1991 fundou a Tomoson – Diagnóstico por Imagem, Riani está diretamente associado a todos os avanços que essa equipe pioneira proporcionou à Medicina Diagnóstica de Araçatuba e região: dos primeiros equipamentos para ultrassonografia 3 D ao PET-CT, passando pela tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Em 33 anos de atividade, a Tomoson conquistou credibilidade entre a comunidade médica e pacientes de Araçatuba e região pela excelência dos serviços oferecidos por 15 médicos em 5 unidades.
Essa trajetória bem-sucedida proporcionou visibilidade à especialidade de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, incluída entre os cursos de especialização do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, que já formou três turmas de radiologistas.