Sebastião Manoel dos Santos, 84 anos, que sofre de Alzheimer (forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade), está desaparecido desde a noite dessa quarta-feira (29), em Araçatuba (SP). A família realiza uma campanha nas redes sociais e pela cidade em busca de informações sobre o paradeiro do idoso.
De acordo com familiares, Sebastião saiu de casa por volta das 23h20 vestindo uma blusa de moletom de cor cinza e não mais retornou. Ele mora na rua Borba Gato, bairro Santana.
Ainda de acordo com parentes, além Alzheimer, o idoso tem diabetes e precisa se medicar constantemente. A polícia já foi alertada sobre o desaparecimento.
Qualquer informação sobre o paradeiro de Sebastião Manoel dos Santos pode ser passado aos familiares por meio do telefone (18) 99715-8862 (Márcia).
Sobre o Alzheimer
Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.
Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para a linguagem e o raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.
Sintomas:
– falta de memória para acontecimentos recentes;
– repetição da mesma pergunta várias vezes;
– dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
– incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
– dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
– dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
– irritabilidade, desconfiança injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.