Affonso Portes de Souza, 32 anos, foi julgado hoje em Araçatuba (SP) e condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por uma tentativa de homicídio praticada em dezembro de 2016. O julgamento do réu ocorreu no Fórum da Justiça Estadual e durou cerca de 7 horas.
O condenado deverá cumprir a pena em regime fechado. A pedido do Ministério Público, a Justiça decretou a prisão preventiva do condenado após o resultado do júri. Ele já estava preso por outros processos.
O crime ocorreu em 13 de dezembro de 2016 na rua Abel Sartori, bairro Ivo Tozzi. De acordo com denúncia do Ministério Público, durante um bom tempo o sentenciado vigiou a vítima, através de amigos, aguardando o momento mais oportuno para concretizar o crime.
Na noite dos fatos a vítima estava em frente à casa de um amigo, conversando, quando aproximou-se deles uma motocicleta, marca Honda, modelo Falcon, cores roxa e preta, modelo 2008, com o acusado como passageiro. Este, conforme o MP, imediatamente desceu com uma arma de fogo em punho e, com ânimo homicida, começou a atirar na direção da vítima, acertando-a no braço direito, no pé e na coxa direita.
Mesmo ferida, a vítima correu e se abrigou no interior da residência. Após o ato criminoso, o denunciado fugiu do local. A vítima foi socorrida por populares e levada ao hospital, onde permaneceu internada e foi submetida a procedimento cirúrgico, se recuperando posteriormente.
A Polícia Civil investigou o caso e chegou ao acusado. A motivação teria sido vingança após uma sequência de homicídios registrados na zona leste da cidade envolvendo grupos rivais. Souza já foi condenado por envolvimento em outros dois homicídios ocorridos durante as brigas entre os desafetos.