O guarda municipal Evandro dos Santos Silva estava na hora certa e no lugar certo, nesta terça-feira (21), e conseguiu salvar a vida da pequena Poliana Cecília dos Santos Bispo, de apenas 21 dias, que estava engasgada e inconsciente, no conjunto habitacional Águas Claras, zona norte de Araçatuba.
Evandro foi até a escola municipal Antônio José Cazerta, no final da tarde, para buscar o filho Lorenzo, que tem um ano e oito meses. Quando estava na escola, se deparou com uma mulher chegando com as filhas no braço pedindo ajuda. Era Érika Juliano dos Santos, que mora perto da escola e foi o lugar mais próximo que ela resolveu pedir ajuda ao perceber que a filha tinha engasgado e já estava desmaiada.
Evandro já estava o filho no cólo e ao perceber o desespero de Érika, que entrou pedindo ajuda, rapidamente ele pegou a bebê, virou-a de bruço e iniciou a manobra de Heimlich. Em poucos minutos a recém-nascida voltou a respirar e retomou a consciência.
Em seguida Evandro pegou seu carro e levou mãe e filha para a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Águas Claras, e acompanhou todo o atendimento. Depois ele levou as duas de volta para casa. Nesta quarta-feira (22), Evandro passou na casa da pequena Poliana para fazer uma visita, e recebeu novamente os agradecimentos da mãe.