Vídeos disseminados nas redes sociais afirmam que ocorreu uma “chuva de peixes” em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. As imagens mostram centenas de peixes em calçadas e estradas alagadas e são acompanhadas por um áudio que diz: “diversos peixes caindo do céu no meio dessa chuva” e “uma chuva de peixes inexplicável ocorreu em Santa Maria deixando a cidade em choque”.
No entanto, uma investigação revelou que essas imagens são falsas e descontextualizadas. Através de pesquisa reversa de imagens, descobriu-se que versões dessa fake news circulam nas redes sociais desde 2015. Durante todo o vídeo, é possível ver uma foto de uma longa avenida lotada de peixes. A imagem original foi publicada pela revista Time em 20 de março de 2015, sobre um acidente na província chinesa de Guizhou, onde a porta traseira de um caminhão se abriu e despejou 6,8 mil quilos de peixes vivos pela estrada. A mesma foto circulou em 2021 como se tratasse de uma “chuva de peixes” em Honduras e foi checada por uma agência de verificação norte-americana.
Em outro vídeo, é possível ver peixes pulando na rua e na calçada ao redor de um caminhão azul e de motocicletas. A busca reversa dessa imagem resultou em diversos vídeos idênticos publicados em 2017 no YouTube. A legenda da maioria deles indica que se trataria de um acidente com um caminhão na Índia. Um vídeo similar foi publicado em 2013.
Uma busca na plataforma do Google que reúne checagens feitas em diversos países mostra que a mesma imagem foi usada para divulgar desinformação em 2019. Na ocasião, a plataforma de checagens Alt News identificou a placa de um dos veículos que aparece no vídeo como pertencente ao estado indiano de Jharkhand.
Há ainda outras imagens antigas usadas na publicação. Um vídeo em que peixes aparecem nadando próximo a um carro branco está disponível em redes sociais ao menos desde 2016. Outra gravação usada mostra um carro e um caminhão rodando em uma estrada repleta de peixes, como se tivesse sido filmado recentemente no Rio Grande do Sul. Mas o mesmo vídeo foi compartilhado centenas de vezes em sites chineses, a maioria deles em 2023.
Além do uso de repetidas imagens antigas e descontextualizadas, não existe qualquer notícia publicada sobre uma suposta “chuva de peixes” no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O prefeito da cidade, Jorge Pozzobom (PSDB), confirmou que se trata de uma notícia falsa.
Em decorrência do aumento do nível do rio Guaíba, alguns veículos de comunicação registraram a presença de peixes mortos em áreas urbanas, mas em quantidade e situação diferente daquelas mostradas na peça de desinformação.
As chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e a primeira quinzena de maio causaram 151 mortes e deixaram 104 pessoas desaparecidas. Mais de 615 mil pessoas estão fora de casa, das quais 538,1 mil estão desalojadas e 79,4 mil foram acolhidas em abrigos. O governo estima que a população afetada pelo evento climático seja de 2,2 milhões de gaúchos. Dos 497 municípios do RS, 458 registraram transtornos.