Por: Guto Ferrarezzi, especial para o RP10
O ex-atacante Antônio de Oliveira Filho, 63 anos, que ficou conhecido como Careca no mundo do futebol, e foi o titular da seleção brasileira em duas Copas do Mundo (1986 e 1990) esteve em Valparaíso, a 47 quilômetros de Araçatuba, para integrar o time das estrelas, que participou de uma partida em um evento que faz parte do calendário do mês de aniversário da cidade.
O time integrado por Careca goleou o adversário, time da casa, por 8 a 4. Durante sua estadia em Valparaíso ele deu uma entrevista ao jornalista Guto Ferrarezzi, e revelou detalhes de sua amizade com o jogador Diego Maradona, seu parceiro de time no Nápoli e considerado um dos melhores do mundo.
O próprio argentino afirmou que Careca foi seu melhor companheiro dentro das quatro linhas e além do título nacional, a dupla conquistou a Copa da Uefa, que atualmente é conhecida como Liga Europa na temporada de 1988/1989 e a Supercopa da Itália no ano de 1990.
A relação
Em uma conversa com a reportagem do RP10, Careca revelou detalhes de sua relação com o jogador que, em entrevista para a Fifa, em 2017, afirmou que o brasileiro foi o melhor jogador com quem atuou.
Conforme Careca, a relação entre os dois era ótima, visto que em sua passagem nas terras napolitanas, fizeram amizade, dentro e fora do campo. Seus familiares também ficaram próximos.
Maradona não conseguiu ver a Argentina campeã do mundo em 2022, contudo, ainda conforme Careca, o companheiro foi um grande jogador, uma pessoa simples, humilde e que deixou saudades. “Onde ele estiver, ele está abençoado por Deus”.
Maradona morreu em novembro de 2020, após um ataque cardíaco, aos 60 anos, em Buenos Aires, capital da Argentina, enquanto estava se recuperando de uma cirurgia na cabeça, devido à retirada de um coágulo no cérebro. “Senti bastante o falecimento dele”.
O Careca
Antônio de Oliveira Filho, o Careca, nasceu em Araraquara, localizada há 290km de Araçatuba, e ganhou seu apelido porque durante sua infância gostava de cantar músicas do palhaço Carequinha.
Foi revelado pela equipe do Guarani de Campinas (SP), no ano de 1978 e ajudou na conquista do campeonato brasileiro da primeira divisão, na mesma temporada, com o gol do título.
Devido ao bom desempenho foi para o São Paulo e ficou até o ano de 1987 ao assinar com a equipe do amigo Maradona e juntos conquistarem os títulos nacionais e intercontinental para o clube.
Com a seleção brasileira disputou as copas de 1986 e 1990, marcando 7 gols, entretanto, sem conquistar o título mundial com a amarelinha.