A pouco mais de quatro meses para as eleições municipais de 2024, a Justiça Eleitoral recebe inscrições para mesários voluntários, figura essencial para o dia da votação que, neste ano, será em 6 de outubro (primeiro turno). Em Araçatuba, são necessários cerca de 2 mil mesários.
O município possusi 491 seções eleitorais. Cada uma precisa de 4 mesários para atender os eleitores na hora de votar, o que dá um total de 1.964.
Além deles, há outros 200 que atual como apoio, totalizando 2.164 voluntários que deverão atuar nestas eleições, em Araçatuba.
Quem pode ser mesário?
Qualquer pessoa maior de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral pode se inscrever de forma voluntária. Basta acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário. Também é possível fazer o cadastro pelo aplicativo e-Título, ou no cartório eleitoral em que o eleitor está inscrito.
Segundo a legislação eleitoral, a atividade não pode ser exercida, por exemplo, por aqueles que pertencem ao serviço eleitoral; candidatas ou candidatos, seus cônjuges e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva, entre outros. Consulte as regras e restrições.
Benefícios
Além de certificado por serviços prestados à Justiça Eleitoral, os mesários ganham dois dias de folga para cada dia trabalhado e outros dois por dia de treinamento oficial para serem utilizados no emprego público ou privado, conforme acerto com o empregador. A Justiça Eleitoral também fornece auxílio-alimentação no valor de R$ 60,00 para o dia da votação.
Quem contribui com o processo eleitoral ainda tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que haja previsão no edital. Caso esteja cursando a graduação, pode utilizar as horas trabalhadas como atividades complementares.