Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que Israel enviou 40 aeronaves para auxiliar nos resgates às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“40 aeronaves de Israel chega no Rio Grande do Sul”– Texto em vídeo que circula nas redes sociais.
Não há registro de nenhuma notícia sobre Israel ter enviado 40 aeronaves para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Além disso, o vídeo usa imagens genéricas — o primeiro trecho, por exemplo, circula na internet desde setembro de 2022 (1 e 2) — e um áudio antigo e manipulado sobre a operação de ajuda feita pelos israelenses em 2019, no resgate às vítimas do desastre de Brumadinho (MG). A Se
Na versão editada do áudio, é cortado um trecho em que a narradora cita a cidade de Brumadinho — onde de fato ocorreu a operação de apoio de Israel. É possível confirmar isso ao verificar a reportagem original, publicada no Facebook em 28 de janeiro de 2019, pela página Super Canal.
No conteúdo original, a fala da narradora é a seguinte: “Um grupo de cerca de 130 militares, médicos, engenheiros, bombeiros e técnicos de Israel começou a trabalhar nas primeiras horas desta segunda-feira nas operações de resgate na região de Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG). Os israelenses trouxeram equipamentos modernos para rastreamento, com capacidade de captação de imagens e detectores de vozes e ecos”.
Segundo informações do Comando Militar Sul, atualizadas às 17h da sexta-feira (10), 69 aeronaves estão empregadas na Operação Taquari 2, que coordena as operações de resgate no RS, mas nenhuma foi enviada por Israel.
Além disso, a Embaixada de Israel não publicou nenhum comunicado informando sobre a suposta ajuda ao RS em seu site oficial ou em suas redes sociais.
Em nota à Lupa, a Secretaria de Comunicação de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que o conteúdo é falso e que “oficialmente não há registro de nenhuma manifestação de Israel junto ao governo brasileiro nesse sentido”. O Ministério das Relações Exteriores também não divulgou qualquer apoio de Israel ao Rio Grande do Sul em seus canais oficiais nem nas redes sociais — a Lupa questionou o Itamaraty sobre o tema, mas não teve resposta até a publicação desta verificação.