Uma perseguição cinematográfica resultou na prisão de dois homens que haviam acabado de furtar um carro na tarde desse sábado (11), em Araçatuba (SP). O crime ocorreu no bairro Concórdia 3 e os ladrões foram abordados cerca de 30 minutos depois após passar por vários bairros da cidade em alta velocidade.
O criminoso que conduzia o carro furtado bateu em uma placa de trânsito e perdeu o controle da direção em uma estrada que dá acesso ao bairro rural da Prata. O acompanhamento envolveu amigos e o filho da vítima, policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e PMs do helicóptero Águia. Os acusados, de 28 anos e 34 anos, foram presos em flagrante e o veículo, um Gol quadrado, foi devolvido à vítima.
O furto ocorreu por volta das 14h30. O carro estava estacionado na frente da casa do proprietário e os bandidos usavam uma chave mixa para ter acesso ao interior do veículo.
O dono do carro possui um estabelecimento comercial no bairro que fica perto da casa dele. Após furtar o Gol, sem saber os bandidos passaram na frente do estabelecimento da vítima. O filho do comerciante e dois amigos dele reconheceram o carro e perceberam o furto poque o veículo era ocupado por dois estranhos.
O filho e os amigos da vítima iniciaram uma perseguição em carros próprios. A Polícia Militar foi acionada por meio do telefone 190 e passou a monitorar o acompanhamento com as informações passadas pelas testemunhas.
Os criminosos passaram pelos bairros Alvorada, Panorama, Lago Azul, Ezequiel Barbosa e São José. De acordo com testemunhas, os bandidos muitas vezes passavam pela contramão e furavam sinalização de PARE e semáforos.
A PM começou a perseguir o carro no bairro São José. Com apoio do Helicóptero Águia, policiais da Rocam se aproximaram dos bandidos. Por várias vezes, os ocupantes do carro tentaram derrubar os policiais das motos arremessando garrafas de vidro e jogando o carro na direção das viaturas.
Os criminosos seguiram pela rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) e depois pela estrada Vicinal Nametala Rezek em direção ao bairro rural da Prata. No meio do caminho, ainda em alta velocidade, o condutor perdeu o controle da direção e bateu em uma placa de sinalização e em um bloco de concreto. Os dois ocupantes foram presos em seguida pela Rocam e viaturas do policiamento de área.
Os dois criminosos, que são de Birigui e Santos (SP) e já registram antecedentes criminais, admitiram o crime e disseram que pretendiam levar o carro para ser desmontado em Birigui com a finalidade de vender as peças. O Gol ficou parcialmente danificado com a batida e seria devolvido ao proprietário após passar por perícia.
Veja vídeo de parte do acompanhamento policial em imagens feitas por policiais do Águia: