A Coreia do Norte enviou centenas de balões contendo lixo e fezes para a Coreia do Sul, de acordo com informações dos militares sul-coreanos. Cerca de 260 balões foram identificados entre terça-feira (28) e esta quarta-feira (29), sobrevoando uma província no sudoeste do país.
Os balões eram brancos e estavam amarrados a sacos plásticos contendo resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes. O governo sul-coreano emitiu um alerta para a população, orientando para não se aproximarem dos balões e acionarem a polícia caso avistem algum.
As autoridades acreditam que esta ação é uma resposta a uma prática semelhante realizada por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte. Esses críticos do regime de Kim Jong-un haviam soltado balões contendo panfletos com informações negativas sobre o governo norte-coreano e cartões de memória com músicas de k-pop.
Em resposta, a Coreia do Sul desencorajou os ativistas a continuarem com essas ações, afirmando que elas não contribuem para a paz na região. No entanto, a Coreia do Norte já havia prometido uma “ação olho no olho” contra as “coisas sujas” enviadas da Coreia do Sul.
Os balões da Coreia do Norte começaram a ser vistos sobrevoando o território sul-coreano na noite de terça-feira (28), criando uma situação de alerta para os moradores da região.