Um cavalo ilhado em cima do telhado de uma casa em Canoas, no Rio Grande do Sul, tornou-se um símbolo das severas enchentes que atingiram o município nesta quarta-feira. O animal, que aparentava estar desolado e sem saída, foi capturado por câmeras da Globonews em meio à catástrofe que devastou a região.
A situação do cavalo ilustra a gravidade da enchente que afeta Canoas, um dos municípios mais impactados. As imagens (veja mais abaixo) mostram o cavalo tentando manter-se estável sobre o telhado, dividindo as patas entre os lados da estrutura, enquanto as águas continuam a subir ao seu redor.
Voluntários e equipes de resgate estão mobilizados para salvar não apenas este cavalo, mas também outros animais que foram surpreendidos pela enchente, incluindo gatos, cachorros, porcos, entre outros. A força-tarefa visa minimizar o sofrimento dos animais afetados e garantir sua segurança e bem-estar.
Em entrevista coletiva, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou que o número de municípios afetados pelas chuvas subiu para 414, um aumento significativo em relação à última grande enchente registrada em setembro de 2023. Até o momento, há 66.434 pessoas acomodadas em abrigos, com 158.992 desalojadas e 372 feridos atendidos. O estado registra 100 mortes e 128 desaparecidos.