A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba participa, a partir de segunda-feira (27), da Campanha Nacional contra a Poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Todas as crianças de 1 ano a 5 anos de idade devem ser imunizadas contra a doença. A ação segue até o dia 15 de junho, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
No dia 8 de junho, será realizado o Dia D de vacinação, com mobilização e ações de incentivo para a imunização das crianças contra a doença. Na ocasião, o município deverá disponibilizar a vacina em vários pontos da cidade.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida
causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros
inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
Último caso da doença no Brasil foi registrado em 1989
A vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do polivírus no Brasil, haja vista que a doença se encontra eliminada no País desde 1994. O último caso no Brasil foi registrado em 1989.
No mundo, há dois países endêmicos, Paquistão e Afeganistão. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram confirmados 13 casos de paralisia infantil no período de 1º de janeiro a 23 de abril de 2024, sendo 6 no Afeganistão e 7 no Paquistão.
Vacinação Poliomielite
Público: crianças de 1 a 5 anos
Horários das UBSs:
7h às 19h – zona urbana
8h às 15h – zona rural
7h às 22h – Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama II