Os casos positivos de dengue em crianças de 0 a 10 anos tiveram um aumento de 125% em Araçatuba. Em março, o município registrou 8 casos e, em abril, este número saltou para 18. O motivo é a circulação do sorotipo DENV-3, que não circulava na cidade desde 2008, ou seja, há 16 anos.
A tendência é que mais crianças tenham os sintomas da doença, segundo a diretora da Atenção Básica, Cristiane Camargo. Em razão disso, o município está em alerta para uma possível alta no número de casos entre o público menor de 12 anos.
Como o sorotipo 3 não circulava no município havia mais de uma década e meia, a população tem baixa imunidade a ele, pois poucas pessoas contraíram este vírus específico nas últimas epidemias.
A infecção por um sorotipo gera imunidade a ele, mas é possível contrair novamente a doença se a pessoa tem contato com um sorotipo diferente, como é o caso do DENV-3.
Ação nas escolas
Para conter o avanço da dengue entre o público infantil, a Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma campanha de intensificação para controle da doença nas escolas municipais de Araçatuba.
“Por causa do aumento dos casos entre as crianças, reforçamos as ações nas escolas, onde elas passam grande parte do seu dia”, justificou Cristiane Camargo.
A ação foi realizada em 56 escolas, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo foi identificar possíveis criadouros do Aedes aegypti e elaborar estratégias de eliminação permanentes destes locais, diminuindo os riscos de transmissão da dengue.
As visitas foram realizadas pela equipe de controle de vetores acompanhada pelo supervisor, que fizeram a vistoria dentro e fora da unidade, eliminando e/ou realizando o controle dos recipientes encontrados.