Araçatuba ampliou a vacinação contra a influenza para todas as pessoas acima de seis meses de idade. Agora, todas as pessoas podem receber a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Embora todas as faixas etárias sejam suscetíveis à influenza, alguns grupos são mais vulneráveis a desenvolver complicações decorrentes da doença.
Entre esses grupos prioritários estão gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, como doenças cardiorrespiratórias, obesidade mórbida, diabetes e imunossupressão, entre outros.
A ampliação da vacinação visa beneficiar a população que não está incluída nos grupos prioritários já estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Além disso, a medida contribuirá para a redução dos atendimentos ambulatoriais, internações e absenteísmo durante os períodos de outono e inverno, quando as doenças respiratórias são mais frequentes.
Nesses períodos sazonais, as pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão do vírus de uma pessoa para outra.