A empreendedora Pâmela Silva Miranda, 31 anos, perdeu o marido, o motoboy Rafael Luiz Pereira da Silva, 29, em um grave acidente na estrada municipal Caram Rezek, em Araçatuba (SP), na noite do dia 11 de maio. Silva faleceu ao colidir de frente com o entregador Natã Cerchini Barbosa, 22 anos, que também morreu. Para tentar evitar novos óbitos na via, Pâmela organizou um abaixo-assinado pedindo melhorias na rodovia, como acostamento e iluminação.
O abaixo-assinado foi criado nessa segunda-feira, 20 de maio, e já tem 1.924 assinaturas – somente até as 10h30 desta terça-feira (21), 1.737 pessoas tinham assinado. Mas a meta é conseguir 20 mil assinaturas e encaminhar o documento a autoridades municipais e estaduais.
Urbanização e Residências
Há poucos anos, a Caram Rezek funcionava como uma estrada rural, para o acesso ao bairro Engenheiro Taveira, e a uma usina de açúcar e álcool. Mas aquela região recebeu muitos empreendimentos imobiliários e passou a ser uma área residencial.
Há pelo menos três deles nas proximidades; o Condomínio Ankara, mais antigo, que foi entregue há mais de cinco anos; o Residencial Aimoré, e o mais recente, Paquerê, que passou a receber moradores no ano passado.
Ou seja, em menos de dez anos, aquela região passou a ter centenas de habitantes, mas a infraestrutura não acompanhou o desenvolvimento. “A urbanização recente do trecho pavimentado demanda urgência nas melhorias solicitadas”, afirmou Pâmela, viúva de Rafael, no texto publicado no abaixo-assinado.
Acidentes Diários
Ela destaca que a via tem sido palco de acidentes diários, uns mais graves, outros de menor gravidade. Quatro dias após a fatalidade com o marido de Pâmela e o entregador Natã, a Caram Rezek voltou a ser palco de uma colisão entre uma motocicleta e uma bicicleta, ferindo os dois condutores.
“Toda semana tem acidente ali, ou com pessoas ou com animais, a maioria em horário de pico.”, afirmou à reportagem do RP10.
A empreendedora, que reside no Aimoré, disse, ainda, que muitas mães têm a bicicleta como meio de transporte e andam com seus filhos na vida, dividindo o trânsito com caminhões que vão para a usina. “A gente vê muita ultrapassagem perigosa”.
O líder comunitário Damião Brito esteve no local a pedido de moradores daquela região e já tinha alertado, em suas redes sociais, do perigo da via, principalmente para pedestres e ciclistas. “Infelizmente, é uma tragédia anunciada”, afirmou.
Pâmela disse que iluminação adequada e acostamento tornariam a vida mais segura e ajudariam a prevenir outros acidentes fatais. “A ideia é salvar vidas”.
Drama
A empreendedora contou que estava casada com Rafael havia um ano – eles se casaram no dia 6 de maio de 2023 e ele faleceu em 11 de maio de 2024. “O que me conforta é que nós vivíamos muito bem. Ele estava muito feliz, fazia 15 dias que tinha realizado o sonho de comprar uma moto grande”, contou.
O entregador, no entanto, estava com um moto menor quando sofreu o acidente fatal, após fazer a entrega de um lanche.
Clique no link abaixo para assinar:
Leia Mais:
Dois motociclistas morrem em colisão na Caram Rezek, em Araçatuba
Identificados jovens que morreram em acidente de moto em Araçatuba