Você sabe o que é uma efeméride? É a celebração de uma data ou um livro onde se anotam dias relacionados a profissionais ou determinado grupo de pessoas, ou mesmo transtornos e doenças, que devem ser lembrados. Em Araçatuba, há uma vereadora que se destaca justamente pelas efemérides. Desde que assumiu uma vaga na Câmara Municipal, em 2021, a vereadora Regininha (PRTB) já apresentou 12 projetos que criam datas para o calendário da cidade, dos quais 11 foram aprovados e 1 rejeitado.
Na 13ª sessão ordinária do ano, realizada nessa segunda-feira (29), Regininha teve mais três projetos do tipo aprovados: um que cria o “Abril Azul”, para a conscientização sobre o autismo; o Dia do Administrador e a Semana Municipal dos Povos Indígenas.
Com estes três, a vereadora alcança 12 projetos voltados para a criação de datas no calendário oficial do município. (Veja lista abaixo). Uma vez aprovados, cabe ao município organizar eventos e campanhas alusivos ao que se pretende lembrar ou comemorar.
Para justificar a instituição das datas, a vereadora enaltece a importância dos temas, seja para homenagear uma determinada categoria de profissionais, para conscientizar sobre um transtorno ou uma doença, ou para lembrar da luta de determinado público para a conquista de seus direitos.
No entanto, a maioria dos temas propostos a serem lembrados ou celebrados já possui datas estipuladas no calendário mundial, nacional ou estadual.
É o caso, por exemplo, do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, celebrado em 18 de setembro; o Dia Nacional do Administrador (9 de setembro); o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho) e o próprio Abril Azul, que é celebrado mundialmente.
Até agora, o único projeto da vereadora que cria datas e não foi aprovado pela Câmara é o que estabelece a Semana para Discussão de Políticas Públicas. Outros oito foram aprovados e sancionados pelo prefeito Dilador Borges (PSDB). E agora há os outros três recém-aceitos pelo plenário que aguardam a sanção do chefe do Executivo.
Veja abaixo os já projetos apresentados por Regininha que instituem datas:
- 1) Dia e a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce de Retinoblastoma;
- 2) Semana Municipal do Ciclista;
- 3) Dia do Descarte Consciente;
- 4) Mês “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa;
- 5) Semana Municipal de Projetos Educacionais sobre a Constituição Federal;
- 6) Semana Municipal do Atlestimo Amador;
- 7) Semana Municipal da Consciência Negra;
- 8) Dia Municipal da Luta Contra a Homofobia, Lesbofobia, Bifobia e Transfobia
- 9) Semana para Discussão de Políticas Públicas (este último foi rejeitado pela Câmara, mas os demais foram aprovados).
- 10) Mês “Abril Azul”, para a conscientização sobre o autismo
- 11) Semana Municipal dos Povos Indígenas
- 12) Dia Municipal do Administrador.