Uma estação elevatória de esgoto em Araçatuba sofreu danos consideráveis devido a uma tentativa de furto de fios de cobre. O incidente ocorreu na via Agnaldo Fernando dos Santos, na última terça-feira (16), resultando em um prejuízo estimado em R$ 10 mil.
Os atos de vandalismo foram descobertos por volta das 4h40 da madrugada, quando três indivíduos adentraram a área da estação, conhecida como Poço Profundo Boiadeira, operada pela SAMAR, e causaram danos à infraestrutura. Os criminosos danificaram a porta de alumínio dos painéis que protegem a bomba e cortaram os cabos.
Apesar de seus esforços, os criminosos não conseguiram levar os fios de cobre, graças ao sistema de monitoramento do local, que permitiu a rápida intervenção da Polícia Militar. Com a chegada dos policiais, os indivíduos fugiram, pulando um alambrado na área dos fundos, que dá acesso à uma área de brejo e tomaram rumo desconhecido.
Os criminosos abandonaram no local um alicate “corta-fio” e um smarphone da marca Motorola, que foram encaminhados para perícia.
Os impactos desse ato criminoso vão além dos danos financeiros, estimados em cerca de R$ 10 mil pela empresa. A interrupção dos serviços prestados pela estação elevatória afeta diretamente a população que depende do sistema de saneamento básico.
O incidente foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Araçatuba para investigação adequada