O Partido Solidariedade estuda a possibilidade de lançar o vereador Luís Boatto, 36 anos, para disputar a Prefeitura de Araçatuba nas eleições municipais de 6 de outubro.
Até então, a sigla tinha sinalizado apoio ao médico Filipe Fornari, pré-candidato a prefeito pelo Progressistas (PP), tendo como pré-candidato a vice o ex-vereador Cido Saraiva (MDB).
A mudança de planos ocorreu após o diretório estadual do partido reforçar o interesse em lançar candidatura própria ao cargo de chefe de Executivo em Araçatuba.
No último domingo (14), o grupo do vereador se reuniu, em São Paulo, com o presidente do Solidariedade-SP, deputado estadual Alexandre Pereira, que apoia a iniciativa de lançar Boatto pré-candidato a prefeito.
A articulação em torno do nome do parlamentar, segundo uma fonte ouvida pela reportagem, deve-se ao engajamento popular em favor do nome de Boatto, que faz oposição ao governo de Dilador Borges (PSDB).
“Esse engajamento despertou a atenção dos agentes políticos e outros segmentos locais e de lideranças partidárias em nível estadual e federal que mantêm forte relação com o município”, garantiu a fonte, que pediu para que sua identidade fosse preservada.
TRAJETÓRIA
Luís Boatto está em seu primeiro mandato como vereador de Araçatuba, tendo sido eleito em 2020 pelo MDB, com 1.388 votos. Atualmente, está filiado no partido Solidariedade, que também conta com outro vereador, o médico veterinário Arlindo Araújo.
O RP10 apurou que o Solidariedade chegou a cogitar candidatura própria com a possibilidade de a vice-prefeita Edna Flor se filiar ao partido, após sua saída do Republicanos. Ela, no entanto, optou pelo Podemos e deverá ser candidata a vereadora.
OUTROS NOMES
Em Araçatuba, foram lançadas, até agora, as pré-candidaturas a prefeito do médico Filipe Fornari (PP); do vereador Lucas Zanatta (PL); do ex-prefeito Cido Sério (PV); do advogado Bruno Pandini (Novo) e do chefe de gabinete do prefeito Dilador, Coronel Deocleciano Borella Júnior (PSD).