O site da Prefeitura de Araçatuba (www.aracatuba.sp.gov.br) ficou fora do ar por cerca de uma hora e continua apresentando instabilidade na tarde desta quarta-feira (17). O sistema pode ter sido vítima de um ataque cibernético realizado por um hacker que se identifica como “Azael”, ex-membro do Anonymous (coletivo de hackers) e que hoje pertence a um grupo que se autodenomina “Team R70 do Iêmen”.
Um e-mail atribuído ao hacker foi enviado ao RP10 às 13h45 desta quarta-feira. A mensagem diz que um ataque cibernético direcionado por Azael & Team R70 do Iêmen derrubou o site da Prefeitura de Araçatuba e todo o sistema de e-mails do município. A ação, segundo o comunicado, faria parte de uma operação no Brasil.
Segundo o secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de Araçatuba, Jonathas Magalhães, o departamento de Tecnologia da Informação (TI) do município não identificou nenhum ataque cibernético específico ao site da Prefeitura, no entanto, o servidor onde o site está hospedado apresenta problemas e pode ter sido o alvo.
O servidor é gerido pela empresa Locaweb, que presta serviços de hospedagem de sites, serviços de internet e computação em nuvem, no Brasil e na América Latina.
Azael, que assumiu a autoria do “ataque” ao site da Prefeitura, é o mesmo hacker que atacou sites de instituições no Brasil, como o da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), de universidades federal e estadual de Roraima, assim como páginas do governo estadual daquele estado, além do site da Polícia Civil de Rondônia. As invasões ocorreram entre janeiro e abril deste ano.
Veja abaixo a mensagem enviada ao RP10 e atribuída ao hacker:
“Excelentíssimos, eu sou Azael, Hacker da Alta Cúpula do TEAM R70 do Iêmen e ex-Anonymous,
Vimos por meio desta comunicar-lhes que um ataque cibernético direcionado por Azael & TEAM R70 derrubou o site da Prefeitura de Araçatuba (https://aracatuba.sp.gov.br/) e todo o sistema de emails. O ataque faz parte de uma operação no Brasil.
Atentamente Azael TEAM R70”