Em um movimento que pode redefinir o mercado de produtos e serviços para animais de estimação no Brasil, Petz e Cobasi anunciaram nesta sexta-feira (19) um memorando de entendimento para uma possível fusão entre as companhias. Segundo a Petz, o grupo combinado poderia gerar uma receita anual de R$ 6,9 bilhões.
As duas empresas estão entre os maiores players do setor no país. Juntas, elas formariam um conglomerado com 483 lojas espalhadas por cerca de 20 estados brasileiros, incluindo 249 unidades da Petz e 234 da Cobasi. A fusão não só expandiria significativamente a presença dessas marcas no mercado nacional como também fortaleceria sua estratégia omnicanal.
Detalhes financeiros revelados apontam para uma receita de R$ 6,9 bilhões e um Ebitda ajustado de R$ 464 milhões para 2023, com os investidores da Petz recebendo R$ 450 milhões após a conclusão da operação. A relação de troca entre as empresas foi calculada com base no preço por ação da Petz a R$ 7,10, mais que o dobro do valor de fechamento do papel na véspera, que foi de R$ 3,50.
Segundo comunicado da Petz, “a operação implicará na união de duas companhias com modelos de negócios e direcionamentos estratégicos similares, com o fortalecimento da omnicanalidade na plataforma combinada, ganho de escala e potencialização da estratégia comercial.”
A notícia vem após rumores negados no mês passado sobre uma possível fusão da Petz com outra gigante do setor, a Petlove. Com este novo acordo, os acionistas de ambas as empresas teriam partes iguais na nova entidade, estabelecendo um equilíbrio no controle e na gestão da futura organização.