As lojas do comércio de rua, assim como os supermercados, não irão abrir neste 1º de maio, feriado do Dia Internacional do Trabalhador, em Araçatuba. A decisão consta da convenção coletiva de trabalho (CCT) firmada entre o Sindicato dos Comerciários (Sincomerciários) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista).
De acordo com a convenção, os funcionários não podem ser convocados para trabalhar no 1º de maio, sob pena de multa ao empregador. A CCT tem força de lei, cabendo sanções à parte que desrespeitá-la.
A proibição é válida para lojas do comércio varejista de rua, do Calçadão e dos shoppings, além de supermercados e assemelhados.
A medida vale também para os feriados de Ano-Novo (1º de janeiro) e Natal (25 de dezembro), além do Dia do Trabalhador, datas que são consideradas inegociáveis em relação à abertura, segundo o Sincomércio.
Nos dois shoppings da cidade, apenas a área de alimentação e de lazer vão funcionar normalmente, nesta quarta-feira, das 11h às 22h. No Araçatuba Shopping, as lojas não irão abrir.
Já no Praça Nova, a abertura será facultativa, das 14h às 20h, mas sem funcionários – neste caso, os proprietários é que farão o atendimento.
Nesta terça, véspera do feriado, o comércio funciona normalmente, assim como na quinta-feira, dia 2. As lojas de rua abrem das 9h às 18h e as dos dois shoppings, das 10h às 22h.