O engenheiro civil, advogado, empresário e político Jorginho Maluly (PP – Progressistas), 63 anos, é pré-candidato a prefeito de Mirandópolis (SP), cidade com cerca de 28 mil habitantes e a 77 km de Araçatuba (SP). Ele, que já governou o município por duas vezes, decidiu colocar o seu nome à disposição para concorrer novamente ao cargo de chefe do Executivo nas eleições de 2024.
Desde o início do ano, havia dúvidas quanto ao seu futuro político, haja vista que recebeu convites para ser candidato a vereador e a vice-prefeito de Araçatuba e também a prefeito de Guaraçaí, cidades onde possui negócios, assim como em Mirandópolis.
Sua opção, no entanto, foi retornar à terra onde passou sua infância, onde ele considera que seus serviços são mais necessários no momento.
“Estou atendendo a um clamor das ruas. A cidade, segundo as palavras das ruas, está desgovernada e passa por momentos difíceis por causa de uma gestão não tão atenciosa com o povo, e eu fui intimado a voltar”, afirmou o pré-candidato.
TRAJETÓRIA
Jorginho Maluly foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Mirandópolis de 1988 a 1992. Depois, foi prefeito daquele município por dois mandatos, de 1996 a 2004. Seu segundo mandato, aliás, coincidiu com o primeiro de seu pai, Jorge Maluly Netto (in memorian), como prefeito de Araçatuba, de 2001 a 2004. Falecido em 2012, Maluly Netto foi reeleito prefeito e governou a cidade por mais quatro anos, de 2005 a 2008.
O político, a exemplo de seu pai, também foi deputado federal, exercendo o mandato de 2007 a 2010 na Câmara Federal, o que, segundo ele, lhe permite que tenha, até hoje, trâmite em todos os partidos, independentemente da ideologia.
Desde que deixou a Câmara dos Deputados, Jorginho ficou fora da política para que, segundo ele, pudesse surgir novas lideranças.
JOCA
Quanto ao seu filho, o publicitário e empresário Joca Maluly, que foi candidato a deputado federal pelo Podemos em 2022, ainda não há definição de como será sua participação na política araçatubense nas eleições municipais de 2024.
Joca está filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), a partir de um convite feito pessoalmente pelo vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), com quem vem mantendo contato. Alckmin, inclusive, telefonou para Joca na semana passada para providenciar sua filiação ao PSB.
Inicialmente, o publicitário seria candidato a vereador, mas adiou os planos para colaborar com a campanha do pai.