Um homem foi atingido por uma pistola taser (arma de choque) por parte da Polícia Militar ao tentar esfaquear um vizinho durante uma briga no bairro Hilda Mandarino, em Araçatuba (SP). De acordo com testemunhas, se não fosse a intervenção da polícia militar, certamente, o acusado teria alcançado e atingido a vítima com uma faca que empunhava. A ocorrência foi registrada na noite de segunda-feira (22).
De acordo com boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de briga na rua João Roberto Batagelo. No local, uma equipe da PM encontrou um homem que disse morar em uma casa própria.
Ele contou que na casa onde estava na calçada um homem estaria agredindo a esposa. Nesse momento, o morador saiu de dentro da residência empunhando duas facas. Mesmo com a presença da PM, ele partiu para cima do vizinho que se defendeu com um chute.
O morador caiu e deixou escapar uma das facas. No entanto, ele se levantou e partiu para cima da vítima, tentando atingi-la com a outra faca. Antes, porém, o morador foi atingido por uma pistola taser (não letal). O tiro foi disparado por um policial militar.
O agressor caiu com o choque e foi detido pelos PMs. O homem foi levado para atendimento no pronto-socorro municipal de depois foi apresentado no plantão policial junto com os outros envolvidos na briga.
A polícia apurou que o homem que estava com as facas havia brigado com a esposa, que gritou por socorro. Um vizinho foi até o local para ajudar a mulher e acabou se desentendendo com o morador.
Após ouvir todas as partes e registrar a ocorrência, o delegado liberou todos os envolvidos. O caso continua sendo apurado pela Polícia Civil.
Taser X2
As armas usadas pela PM paulista são do tipo Taser X2. A corrente elétrica do dispositivo é transmitida por pequenas sondas que podem perfurar a roupa de um suspeito a seis metros de distância. Em média, depois do contato, a emissão do pulso dura cerca de cinco segundos e a carga é de 50 mil volts, o que leva a uma contração muscular.