Um empresário foi preso hoje (26) em Jales – a cerca de 110 km de Araçatuba, no interior de São Paulo, no âmbito da Operação Passa Fácil, deflagrada pelo Ministério Público para desbaratar uma quadrilha especializada em fraudar concursos públicos em prefeituras e câmaras municipais.
Com apoio da Polícia Militar, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), cumpriu mandados de busca e apreensão em Auriflama (3), Fernandópolis (1), Guapiaçu (2), Aparecida d´Oeste (3) e Franca (1).
De acordo com o MP, em Jales foram cumpridos 4 mandados, sendo um de prisão contra um homem apontado como líder e sócio oculto de empresas envolvidas no esquema.
De acordo com o Ministério Público, 13 empresas estão sob investigação por suspeita de fraudar concursos públicos em prefeituras e câmaras municipais nos últimos anos. Os mandados foram cumpridos nas casas dos sócios formais dessas empresas e também nas residências dos sócios ocultos.
De acordo com o Gaeco, se a participação dos envolvidos for comprovada, os investigados poderão responder por associação criminosa e uma série de crimes contra a administração pública.